A aplicação do método de simulação para o ensino da sucessão testamentária no curso de graduação em direito na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE / The application of the simulation method for the teaching of the testamentary treatment in the graduation couse in right at the State University Vale do Acaraú, in Sobral-CE
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2020.42825Palavras-chave:
Ensino Jurídico. Prática Docente. Simulação. Sucessão Testamentária.Resumo
O presente artigo buscou relatar a aplicação do método de Simulação como forma de metodologia inovadora e participativa no Ensino Jurídico Superior. Trata-se de um relato de experiência que foi desenvolvida com os alunos de graduação do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA, na cidade de Sobral, Estado do Ceará, na disciplina de Direito Sucessório. O uso deste método enquanto ferramenta pedagógica se justificou partindo-se da premissa de que promoveria a autoaprendizagem sobre a sucessão testamentária, assunto por vezes de difícil percepção prática, ante a pouca utilidade do instituto pelos brasileiros. Durante o processo, propôs-se aos alunos que dividissem a simulação em duas partes: a feitura do testamento conforme a modalidade indicada pela professora, e a simulação de uma audiência de instrução e julgamento de abertura de inventário ou de alguma ação incidental importante para o resultado final da partilha dos bens. A aplicação deste método de ensino foi surpreendente, os alunos aliaram teoria e prática atuando como partes, juízes, advogados e promotores. Verificou-se a produção de conhecimento em diversas áreas do Direito, reforçando a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade no ensino jurídico. A aprendizagem foi além das disposições de Direito Sucessório, tendo sido explorado também conhecimentos na área do Direito de Família e do Direito Processual Civil, tão importante para apreensão prática da Sucessão Testamentária. Na elaboração deste artigo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, por meio de doutrina e legislação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.