O ensino jurídico no Brasil e a aposta na pedagogia da pacificação: um paradigma não violento é possível?
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2023.71075Palavras-chave:
Conflitos, Cultura, Ensino jurídico, Pacificação socialResumo
O artigo tematiza o ensino jurídico brasileiro e a pedagogia da pacificação, partindo de uma releitura da obra de Aldo Capitini. O problema de pesquisa que se pretende responder é: de que modo o ensino jurídico brasileiro vem se adaptando à pedagogia da pacificação enquanto paradigma de não-violência defendido por Aldo Capitini? O objetivo é analisar o modo como foi criado e se desenvolveu o ensino jurídico no Brasil observando a possibilidade de recepção, por parte deste, da pedagogia de pacificação enquanto paradigma não violento. A hipótese apresentada, e ao final da pesquisa comprovada, é de que o ensino jurídico brasileiro não se adaptou - e vem encontrando dificuldades para fazê-lo - à pedagogia de pacificação enquanto paradigma não violento. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.