Um ensaio acerca da crise no ensino jurídico no Brasil: a urgência da aplicação do método de estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2019.39572Palavras-chave:
Ensino Jurídico. Estudo de Caso. Raciocínio Prudencial. Análise Crítica. Raciocínio Prático.Resumo
O propósito do presente estudo é a verificação do método “estudo de caso” como uma solução para a crise do ensino dentro das faculdades de direito brasileiras, que tem refletido negativamente no cenário profissional da área jurídica. Pretende-se fazê-lo através da análise da sua metodologia. Utilizou-se da metodologia investigativa do tipo bibliográfica com pesquisa pura de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória quanto aos objetivos. Observou-se, como resultado, que o aumento da qualidade do ensino jurídico está correlacionado aos métodos participativos, que por sua vez, proporcionam a formação de um raciocínio crítico e jurídico sobre o sistema vigente, propiciando a construção de uma capacidade de análise crítica e prudencial.
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