v. 23 n. 68 (2022)

					Visualizar v. 23 n. 68 (2022)
Publicado: 01-03-2022

Editorial

  • Editorial

    Jane Paiva, Paula Leonardi
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.65694

Artigos de Demanda Contínua

  • Estudos sociais da infância na UnB: apontamentos a partir produção acadêmica

    Monique Aparecida Voltarelli
    2-15
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.53019
  • Educação escolar e dívida simbólica: reflexões sobre a (des)caracterização da escola e da docência

    Jenerton Arlan Schütz, Fábio César Junges
    16-28
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.53981
  • Criança, escola e acolhimento institucional: a escola como espaço de socialização

    Gilmara Lupion Moreno, Maria Vitória Braga Sudario
    29-41
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60916
  • Infância, educação e linguagem em Michel de Montaigne

    Flávia Rocha Carniel, Marcus Vinicius Cunha
    42-54
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60978
  • Uma realidade invisível: violência contra alunas negras na escola pela percepção dos docentes

    Ligia Costa Leite, Rosse Imair de Oliveira Melo, Cristina Maria Douat
    55-68
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60828
  • A emergência da Escola Normal: formação de professoras e relações étnico-raciais

    Raquel Amorim dos Santos, Taylon Silva Chaves, Sérgio Bandeira Nascimento
    69-88
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.61878
  • A educação do campo como espaço de resistência política e epistemológica: as lutas por outras pedagogias

    Elmo de Souza Lima
    89-103
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60893
  • Trajetórias lésbicas entre (re) invenções do silêncio na educação (escolar-familiar)

    Thais Priscila de Souza Torres
    104-122
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.51937
  • A sociologia e a formação da cidadania dos alunos do ensino médio

    Maria das Dôres de Sousa, Luciana Silva Dias, Douglas Pereira da Costa
    123-133
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.53433
  • A Filosofia fora das grades (curriculares): a Lei 10.639/03 e os desafios para um ensino de filosofia antirracista

    Diego dos Santos Reis
    134-146
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.54025
  • Diversidade no currículo escoar: perspectivas de professoras da educação básica

    Mirtes Aparecida Almeida Sousa, Dorivaldo Alves Salustiano
    147-160
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.54057
  • Maestro Aurélio Melo: formação, mediação cultural e viagens pelo Nordeste do Brasil

    Ednardo Monteiro Gonzaga Monti, Gislene Danielle Carvalho
    161-175
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.53536
  • (In)disciplina e visibilidade: considerações sobre as ambiguidades e tensões no ambiente escolar

    Leonardo Henrique Brandão Monteiro
    176-192
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.51239
  • Por uma educação democrática: elaborando uma análise do "Programa Escola sem Partido” a partir do pensamento de Paulo Freire

    Hosana do Nascimento Ramôa
    193-206
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.53596
  • A constituição da flexibilidade como estratégia política no esnino médio brasileiro

    Daiana Bastos da Silva Santos, Roberto Rafael Dias da Silva
    207-219
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.54090
  • Extensão popular em educação ambiental: convivência em comunidade de trabalho

    Tiago Zanquêta de Souza, Maria Waldenez de Oliveira
    220-236
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.54099
  • Cibercultura e educação: uma revisão sistemática da literatura

    Sandra Cristina Morais de Souza
    237-249
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.55310
  • Ensino remoto na pandemia de covid-19: alfabetização em risco na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

    Patrícia Camini, Alice Teixeira de Freitas
    250-264
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60952
  • O fazer científico frente à perspectiva da não neutralidade

    Cleonara Maria Schwartz, Patrícia Veronesi Batista
    265-272
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.56011
  • Formação acadêmica na educação superior: análise da produção de conhecimento nos periódicos Qualis A1 e A2 (2010-2018)

    Uyguaciara Veloso Castelo Branco
    273-290
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.56040
  • Estudos da deficiência na Educação Profissional e Tecnológica

    Ana Paula Boff, Patricia Rosa, Anelise Maria Regiani
    291-306
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.57797
  • Ambivalência, educação e solidariedade em diálogo: caminho de formação para a pluralidade

    Claudionei Vicente Cassol
    307-319
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60595
  • O monitoramento e avaliação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação 2014-2024: contribuições para o debate

    Roberval Angelo Furtado, Vera Lucia Gomes, Rita de Fátima da Silva Rosas de Castro
    320-336
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60928
  • Caracterização do coordenador pedagógico a partir de teses do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes

    Rocheli Regina Predebon Silveira, Agnaldo Mesquita de Lima Junior, Maurício Aires Vieira
    337-352
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.61091
  • Desenvolvimento e avaliação de um documentário para socialização da Lei n° 10.639/03

    Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues, Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa
    353-366
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.64083
  • História e seu ensino no Espírito Santo: entre rupturas, permanências e resistências

    Regina Celi Frechiani Bitte, Sonia Maria dos Santos
    367-379
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.60997

Elos

  • Representaciones sociales sobre educación entre presos colombianos

    Omar Alejandro Bravo, Diana Marcela Huertas
    380-391
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.53180

Em Pauta

Ensaios

  • Alteridade: o outro na pesquisa em Educação

    Marcia Jovani de Oliveira Nunes, Josemir Almeida Barros
    405-421
    DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.57198