Uma realidade invisível: violência contra alunas negras na escola pela percepção dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.60828Palavras-chave:
Escola, violência silenciosa, alunas negras, racismo estruturalResumo
O presente artigo pretende conhecer, por meio de entrevistas realizadas com professores do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, no Nordeste do Brasil, a invisibilidade da violência racial e de gênero enfrentada por alunas negras. A abordagem qualitativa e a análise temática são os instrumentos para coleta e interpretação dos dados das entrevistas. As dificuldades dos docentes em lidar com essas situações são analisadas tendo como eixo três categorias-temas ou unidades de significação relacionados com educação e saúde: etnia e cultura no contexto social; violências de gênero; procedimentos institucionais. Os resultados apontam como a violência se oculta em uma forma silenciosa que se sobrepõe às demais e acaba negligenciada, naturalizada ou banalizada por quem a perpetra, por quem assiste e por quem a sofre.
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