Linguagem e implementação de políticas: aproximações teórico-metodológicas entre o círculo de Bakhtin e o ciclo de políticas de Ball
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.57407Palavras-chave:
Linguagem, política, educação.Resumo
Este artigo tem por objetivo trazer aproximações teórico-metodológicas entre o círculo de Mikhail Bakhtin e o ciclo de políticas (policy cycle approach) desenvolvido pelo sociólogo inglês Stephen Ball e colaboradores no que tange à compreensão de implementação de políticas no campo da Educação. A perspectiva do círculo de Bakhtin se pauta em uma concepção de linguagem que se constitui da/na relação com a estrutura social e só pode ser compreendida como acontecimento ideológico e dialógico no fluxo da história. Para Ball e colaboradores há um processo de recontextualização das políticas, que são compostas por arenas de sentidos e negociações. Transcender a ideia de que a produção da política está apartada da vida concreta da produção discursiva dos sujeitos e seus grupos sociais e dos processos que as legitimam confirma a aproximação de alguns conceitos que sustentam a perspectiva de linguagem em Bakhtin com o ciclo de políticas organizado por Ball. A discussão caminha para considerar que a arquitetônica de linguagem e de ciências humanas em Bakhtin, dialogando com conceitos do seu círculo na direção do ciclo de políticas de Ball, principalmente na concepção da política como discurso, pode orientar o olhar para analisar a implementação de políticas no campo da Educação.Downloads
Publicado
01-03-2022
Como Citar
ARAÚJO, Víviam Carvalho de; SANTOS, Núbia Aparecida Schaper. Linguagem e implementação de políticas: aproximações teórico-metodológicas entre o círculo de Bakhtin e o ciclo de políticas de Ball. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 68, p. 392–404, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.57407. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/57407. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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