(In)disciplina e visibilidade: considerações sobre as ambiguidades e tensões no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.51239

Palavras-chave:

Disciplina escolar, Indisciplina escolar, Micropolítica, Ver/ser visto, prazer/poder.

Resumo

O paper se dedica a refletir sobre a lógica (in)disciplina e suas corporificações no ambiente escolar. Traça uma linha de inteligibilidade que permita compreender os comportamentos estudantis lidos como indisciplinados pelos profissionais escolares e como estes comportamentos acabam se conectando e (re)atualizando esta lógica. A metodologia deste trabalho engloba a discussão de dados etnograficos e de entrevistas semiestruturadas. Discute dimensões dos comportamentos lidos como indisciplinados de modo a não os alocar automaticamente ao polo da resistência, e sim, de problematizar esta alocação. Aponta a importância de considerarmos questões que envolvem dinâmicas de prazer/poder entre os polos de normalização/resistência, assim como, a existência de um jogo entre o ver e ser visto existente na escola, na qual os comportamentos classificados como indisciplinados são centrais. Estas reflexões nos levarão a concluir que a existência da escola no modelo disciplinar como conhecemos hoje persiste dentro da lógica (in)disciplina.

Biografia do Autor

Leonardo Henrique Brandão Monteiro, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE-UFSCAR

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - PPGE-UFSCAR.

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Monteiro, L. H. B. (2022). (In)disciplina e visibilidade: considerações sobre as ambiguidades e tensões no ambiente escolar. Revista Teias, 23(68), 176–192. https://doi.org/10.12957/teias.2022.51239

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua