A emergência da Escola Normal: formação de professoras e relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.61878Palavras-chave:
Escola Normal, Formação de Professoras, Relações Étnico-Raciais.Resumo
A pesquisa analisa a emergência da Escola Normal no período de 1938 a 1960 e sua proposição para a formação de professores e as relações étnico-raciais no município de Bragança, Pará. Pauta-se na abordagem qualitativa e caracteriza-se por uma pesquisa histórica-educacional com base na Nova História. Os dados apontam a educação e a religião como pilares do processo formativo, marcado pelo processo de feminização do magistério que preparasse professoras, mas também mulheres para o cuidado do lar e dos filhos, tementes a Deus e submissas aos seus maridos. Conclui-se que a Escola Normal contribuiu para o desenvolvimento local, configurando-se como centro de formação escolar e espiritual, porém, desvencilhada da questão étnico-racial que permanecia ausente no debate político e educacional e nas propostas curriculares e formativas para a formação de professoras da Escola Normal.
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