Alteridade: o outro na pesquisa em Educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2022.57198Palavras-chave:
Alteridade. Educação. Pesquisa-ação.Resumo
O artigo propõe um debate sobre alteridade ao abordar a pesquisa em Educação. Versa sobre a pesquisa-ação como uma alternativa que aproxima e possibilita a escuta do pesquisador frente ao seu objeto, principalmente quando falante, a fim de produzir conhecimentos que gerem impacto nas ações educacionais e contribuam para solucionar problemas detectados nos processos de coleta de dados de campo. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica. A investigação demonstrou que o pesquisador ao escolher a pesquisa-ação institui uma das possibilidades promissoras capaz de criar alternativas educacionais no âmbito social, principalmente porque estabelece ou cria constantes diálogos, alteridades e escutas sensíveis, itens fundamentais ao tratar da pesquisa com seres humanos. Instituir a dialogicidade é premente à identificação e solução na condição de alternativa para resolver parte dos problemas educacionais.
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