Infância, educação e linguagem em Michel de Montaigne

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.60978

Palavras-chave:

Montaigne, infância, linguagem, retórica

Resumo

Tomando por base o conceito de infância elaborado por Philippe Ariès, este artigo mostra que as manifestações de Michel de Montaigne sobre a educação de crianças são tipicamente modernas, pois se pautam no interesse psicológico e na preocupação moral. Utilizando metodologia fundamentada em conceitos da retórica, o artigo analisa os ensaios de Montaigne intitulados “Pedantismo” e “Da educação das crianças”, destacando o valor atribuído pelo autor à linguagem e à comunicação entre aluno e professor. Destaca-se que Montaigne atribui o sucesso da docência às qualidades pessoais do professor, cuja sensibilidade pode ser desenvolvida pelo contato com as artes. As conclusões sugerem a necessidade de rever os conceitos educacionais vigentes na atualidade.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Cunha, Universidade de São Paulo

Departamento de Educação, Informação e Comunicação - Área: Filosofia da Educação

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

CARNIEL, Flávia Rocha; CUNHA, Marcus Vinicius. Infância, educação e linguagem em Michel de Montaigne. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 23, n. 68, p. 42–54, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.60978. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/60978. Acesso em: 9 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua