Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.67489

Palavras-chave:

Educação, Escola, Ciberespaço, Tecnologias

Resumo

O trabalho discute a escola em meio às urgências dos processos de elaboração do ciberespaço. A investigação se apoia em diligências voltadas a uma escola democratizada em tempos de cibercultura, que atenue os mecanismos da (info)exclusão. No âmbito das problematizações, justificamos nossas análises hermenêuticas em expoentes dessas discussões, especialmente Olgária Matos. Percebemos que uma escola configurada a partir de uma maior proximidade com as demandas do ciberespaço necessita, também, um entendimento ampliado e contextualizado da realidade, a fim de projetar uma potencialização ciberespacial num esforço mediatizado por processos educacionais. A escola pode ampliar seus lugares no mundo, no sentido de compreender-se como a forma mais plena de relacionamento com o mundo objetivo, subjetivo e social, como um ato permanente de conhecimento, uma ação política e estético-expressiva com os artefatos tecnológicos, que ampliam o campo de possibilidades da educação e a dialeticidade do ato criativo.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/UnB/CNPq e do Laboratório de Formação e Estudos da Infânciaa (LabForma/UFPel/CNPq).

Fernanda Roth da Costa, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestranda em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle, na Linha de Pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade do Vale dos Sinos - São Leopoldo (2013) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade La Salle - Canoas (2018).

Bernadeth Vital Avelino Filha, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestranda em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle, na Linha de Pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Downloads

Publicado

24-06-2023

Como Citar

Conte, E., Costa, F. R. da, & Avelino Filha, B. V. (2023). Ciberespaço e escola: dialogando com conhecimentos plurais. Revista Teias, 24(72), 343–356. https://doi.org/10.12957/teias.2023.67489

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua