Maestro Aurélio Melo: formação, mediação cultural e viagens pelo Nordeste do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2022.53536

Palavras-chave:

História da Educação Musical, Mediação Cultural, narrativa (auto)biográfica

Resumo

Neste artigo, propõe-se uma discussão sobre a formação e trajetória do maestro Aurélio Melo e seus desdobramentos em ações de mediação cultural na região Nordeste do Brasil. São mobilizadas reflexões sobre mediação cultural de Gomes e Hansen (2016) e concepções de Bourdieu (1989, 2004, 2006) acerca dos capitais social, cultural e simbólico. As fontes documentais foram buscadas no acervo do Coral da Universidade Federal do Piauí e articuladas com a narrativa (auto)biográfica do sujeito protagonizado na pesquisa. Inicialmente, abordam-se o desenvolvimento musical e a trajetória do artista. Em seguida, são apresentados dois projetos liderados pelo maestro que ocorreram entre os anos 1993 e 2012, nos quais foi possível perceber algumas características da sua mediação, como a formação de plateia por meio da utilização de repertório erudito e popular.

Biografia do Autor

Ednardo Monteiro Gonzaga Monti, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/Uerj, com período de estágio no exterior financiado pela Capes, realizado no programa de Pós-graduação em Memória e Crítica da Educação da Universidad Alcalá (Madri - Espanha), mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Fez os cursos de especialização e graduação em Música no Conservatório Brasileiro de Música e licenciatura em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Atuou como regente coral do sistema Petrobras (2008-2014), Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Conservatório Brasileiro de Música. Hoje trabalha como avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação/Inep. É vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e Coordenador do curso de graduação em Música. Líder do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus e Líder-adjunto do Núcleo de Pesquisa Educação, História e Memória - Nehme. Desenvolve os projetos de pesquisa História da Educação Musical: sujeitos, instituições, impressos e práticas educativas e o História da Educação Musical: viagens e circulação de saberes. Desde 2013, desenvolve pesquisa sobre a impressa educativa musical ibero-americana em parceria com a Universidad de Alcalá (Madrid - Espanha) por meio do grupo Historia Social de la Cultura Escrita. Em 2020, iniciou a parceria com grupo de pesquisa Historia, Memoria y Patrimonio de la Educaciónda, no projeto Plan Andaluz de Investigación, com a Universid de Sevilha. É editor da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades; membro da equipe editorial dos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Revista Epistemologia e Práxis Educativa. É consultor ad-hoc de periódicos especializados, de editoras universitárias e de agências de fomento. Publicou artigos, capítulos de livro e apresentou trabalhos em eventos científicos internacionais no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Portugal, México, Argentina e Colômbia.

Gislene Danielle Carvalho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Piauí e graduada em Música pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Futura - Dom Alberto (SP). É membro do Núcleo de Pesquisa, Educação, História e Ensino da Música - NEHEMus, tendo como linha de pesquisa História da Educação. Atualmente é professora substituta na Universidade Federal do Piauí, Professora de Música e Teatro do Instituto Dom Barreto e Tutora Presencial da Rede de Ensino Claretiano.

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Publicado

01-03-2022

Como Citar

Monti, E. M. G., & Carvalho, G. D. (2022). Maestro Aurélio Melo: formação, mediação cultural e viagens pelo Nordeste do Brasil. Revista Teias, 23(68), 161–175. https://doi.org/10.12957/teias.2022.53536

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua