CANTO ORFEÔNICO: A LINGUAGEM MUSICAL EM VOZES POLÍTICAS E EDUCATIVAS
Resumo
O presente artigo tem como foco as questões políticas e pedagógicas do projeto de educação musical desenvolvido nas escolas brasileiras por Villa-Lobos. Inicialmente propõe-se uma reflexão sobre os objetivos e as principais finalidades do orfeonismo implantado a princípio no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Em seguida, é apresentado um diálogo da metodologia utilizada pelo Maestro brasileiro com as idéias pedagógicas musicais de Kodály. Quanto à metodologia, a contextualização histórica deste trabalho teve como base documental e bibliográfica as publicações de órgãos oficiais do Estado na Era Vargas, tais como: o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, a Secretaria de Educação e Saúde do Distrito Federal e do Ministério da Educação e Saúde. Como resultado percebe-se que o Canto Orfeônico atendia às expectativas políticas e pedagógicas do período, pois promovia a educação artística do povo que era o anseio dos educadores musicais e, simultaneamente, expressava o discurso da cultura republicana na Era Vargas.Downloads
Publicado
30-04-2011
Como Citar
MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. CANTO ORFEÔNICO: A LINGUAGEM MUSICAL EM VOZES POLÍTICAS E EDUCATIVAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 17 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24203. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.