CANTO ORFEÔNICO: VILLA-LOBOS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO NA ERA VARGAS
Resumo
Focalizo, no presente artigo, as representações sociais contidas nas canções de ofício do repertório orfeônico, desenvolvido por Heitor Villa-Lobos (1887-1959), na educação brasileira. O objetivo proposto neste texto é perceber como Canto Orfeônico foi utilizado na construção da imagem do bom trabalhador dentro da ideologia nacionalista. O referencial teórico fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais, formulada por Moscovici. Segue a partir do referencial teórico as analises do repertório que compreendem as musicas catalogadas por Villa-Lobos, para serem cantadas nas escolas e nas gigantescas concentrações orfeônicas. Os resultados apontam que as músicas revelam em suas poesias o conteúdo ideológico nacionalista e a criatividade cerceada.Downloads
Publicado
15-01-2009
Como Citar
MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. CANTO ORFEÔNICO: VILLA-LOBOS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO NA ERA VARGAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 13 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24046. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.