Políticas de inclusão: avanços no campo da educação ou armadilhas do discurso neoliberal?
Resumo
Objetiva o artigo discutir os sentidos atribuídos às políticas de inclusão nos documentos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). Utiliza, como abordagem metodológica, a pesquisa documental e bibliográfica e a análise do discurso, tecendo reflexões acerca dos fundamentos do conceito de inclusão e das finalidades das políticas inclusivas no contexto atual. Diante do fato da educação inclusiva estar se constituindo como uma política nacional, cabe-nos perguntar: quais os sentidos das políticas de inclusão no discurso governamental? Seriam essas políticas efetivamente inclusivas ou uma forma de gestão diferencial dos modos de vida para o controle da população? Quais seriam as implicações desse discurso para o campo do currículo escolar.
DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.25798
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias