A aplicação do método de simulação para o ensino da sucessão testamentária no curso de graduação em direito na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE / The application of the simulation method for the teaching of the testamentary treatment in the graduation couse in right at the State University Vale do Acaraú, in Sobral-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.42825

Palavras-chave:

Ensino Jurídico. Prática Docente. Simulação. Sucessão Testamentária.

Resumo

O presente artigo buscou relatar a aplicação do método de Simulação como forma de metodologia inovadora e participativa no Ensino Jurídico Superior. Trata-se de um relato de experiência que foi desenvolvida com os alunos de graduação do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA, na cidade de Sobral, Estado do Ceará, na disciplina de Direito Sucessório. O uso deste método enquanto ferramenta pedagógica se justificou partindo-se da premissa de que promoveria a autoaprendizagem sobre a sucessão testamentária, assunto por vezes de difícil percepção prática, ante a pouca utilidade do instituto pelos brasileiros. Durante o processo, propôs-se aos alunos que dividissem a simulação em duas partes: a feitura do testamento conforme a modalidade indicada pela professora, e a simulação de uma audiência de instrução e julgamento de abertura de inventário ou de alguma ação incidental importante para o resultado final da partilha dos bens. A aplicação deste método de ensino foi surpreendente, os alunos aliaram teoria e prática atuando como partes, juízes, advogados e promotores. Verificou-se a produção de conhecimento em diversas áreas do Direito, reforçando a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade no ensino jurídico. A aprendizagem foi além das disposições de Direito Sucessório, tendo sido explorado também conhecimentos na área do Direito de Família e do Direito Processual Civil, tão importante para apreensão prática da Sucessão Testamentária. Na elaboração deste artigo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, por meio de doutrina e legislação.

 

Biografia do Autor

Ivana Mércia Aragão Mendes, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professora do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário UNINTA (UNINTA), Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). 

Antonio Jorge Pereira Júnior, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professor dos Cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Mendes, I. M. A., & Pereira Júnior, A. J. (2020). A aplicação do método de simulação para o ensino da sucessão testamentária no curso de graduação em direito na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE / The application of the simulation method for the teaching of the testamentary treatment in the graduation couse in right at the State University Vale do Acaraú, in Sobral-CE. REVISTA QUAESTIO IURIS, 13(02), 1005–1022. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.42825