A aplicação do método de simulação para o ensino da sucessão testamentária no curso de graduação em direito na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral-CE / The application of the simulation method for the teaching of the testamentary treatment in the graduation couse in right at the State University Vale do Acaraú, in Sobral-CE
Resumo
O presente artigo buscou relatar a aplicação do método de Simulação como forma de metodologia inovadora e participativa no Ensino Jurídico Superior. Trata-se de um relato de experiência que foi desenvolvida com os alunos de graduação do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA, na cidade de Sobral, Estado do Ceará, na disciplina de Direito Sucessório. O uso deste método enquanto ferramenta pedagógica se justificou partindo-se da premissa de que promoveria a autoaprendizagem sobre a sucessão testamentária, assunto por vezes de difícil percepção prática, ante a pouca utilidade do instituto pelos brasileiros. Durante o processo, propôs-se aos alunos que dividissem a simulação em duas partes: a feitura do testamento conforme a modalidade indicada pela professora, e a simulação de uma audiência de instrução e julgamento de abertura de inventário ou de alguma ação incidental importante para o resultado final da partilha dos bens. A aplicação deste método de ensino foi surpreendente, os alunos aliaram teoria e prática atuando como partes, juízes, advogados e promotores. Verificou-se a produção de conhecimento em diversas áreas do Direito, reforçando a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade no ensino jurídico. A aprendizagem foi além das disposições de Direito Sucessório, tendo sido explorado também conhecimentos na área do Direito de Família e do Direito Processual Civil, tão importante para apreensão prática da Sucessão Testamentária. Na elaboração deste artigo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, por meio de doutrina e legislação.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2020.42825
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