Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study
Resumo
Trabalho enviado em 19 de dezembro de 2015. Aceito em 24 de março de 2016.
DOI: 10.12957/rqi.2016.20173
Resumo
Esta investigação é um recorte de uma proposta maior que visa compreender o cotidiano do Curso de Direito de uma universidade pública do sul do país. Neste sentido, a pesquisa envolve uma etapa empírica de averiguação das mensagens sociológicas expressas em sala de aula, através de instrumentos qualitativos e entrevista aplicada aos docentes deste curso. Para o presente artigo procurou-se problematizar a interdisciplinaridade em um currículo jurídico através de seus respectivos planos de ensino. Foram analisadas seis disciplinas, escolhidas através de sorteio, distribuídas em três áreas: propedêuticas, dogmáticas e práticas com a finalidade de classificá-las de acordo com os níveis de multi-, inter- ou transdisciplinaridade promovidos pelos elementos expressos nos documentos curriculares
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Integração curricular; Ensino jurídico: Currículo.
Abstract
This research is a fragment of a larger proposal to understand the daily life of the Law School of a Public University of the South. In this sense, the research involves an empirical fact-finding stage of sociological messages expressed in the classroom, through qualitative instruments and interview applied to teachers of this course. For this article we tried to discuss the interdisciplinarity in a legal curriculum through their teaching plans. Were analyzed six subjects, chosen by lottery, distributed in three areas: propaedeutic, dogmatic and practices in order to classify them according to the multi-level, inter- or transdisciplinary promoted by the elements expressed in the curriculum documents.
Keywords: Interdisciplinary; Curriculum integration; Legal education: Curriculum.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2016.20173
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