v. 8 n. 19 (2019): Ensino Médio: passos e impasses na atualidade

					Visualizar v. 8 n. 19 (2019): Ensino Médio: passos e impasses na atualidade
Publicado: 2019-12-23

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE

  • CRÉDITOS

    e-Mosaicos CRÉDITOS
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.47538
  • EM TEMPOS DE REFLEXÃO... DESPEDIDA? NÃO, CONTINUIDADE!

    Andrea da Paixão Fernandes
    1
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.47539
  • APRESENTAÇÃO – DOSSIÊ TEMÁTICO: ENSINO MÉDIO – PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE

    Gaudêncio Frigotto, Marise Ramos
    2-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.47537
  • CARACTERIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE

    Larissa dos Santos Estevão, Katharine Ninive Pinto Silva
    6-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46470
  • ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO E REPRESENTAÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ESCOLACOMUNIDADE : A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO CENTRALIDADE

    Lincoln Tavares Silva
    25-42
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46750
  • JUVENTUDES, TRABALHO, E EDUCAÇÃO: UMA TRÍADE ESTRUTURANTE PARA O FENÔMENO DA JUVENILIZAÇÃO DA EJA NO BRASIL?

    José Humberto da Silva
    43-63
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46588
  • DUALIDADE E CONTRADIÇÕES NO PROJETO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRO

    Rosane de Abreu Farias
    64-78
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46492
  • O DECRETO Nº 2.208/1997 E A LEI Nº 13.415/2017: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DAS “COINCIDÊNCIAS”

    FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, José Gerardo Bastos da Costa Júnior, Francisca Leidiana de Souza, Ana Paula Marinho de Lima
    79-93
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46589
  • O NOVO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL: REDUCIONISMO, PRIVATIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE ULTRACONSERVADORISMO

    Carlos Soares Barbosa, José Carlos Lima de Souza
    94-107
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46449
  • O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E A LEI N.º 13.415 EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO: FORMAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO OU FORMAÇÃO PARA O MERCADO?

    DAYANNA Pereira SANTOS, Edson Silva Carvalho, Eudiane Nunes de Oliveira
    108-131
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46491
  • ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO: ANÁLISES E TENSÕES PÓS LEI 9394/1996

    Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Francisca Rejane Bezerra Andrade
    132-146
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46576
  • O PROEJA NO IFSP DIANTE DAS POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

    Jarina Rodrigues Fernandes, Ana Paula Corti, Michelle Chaves da Silva
    147-162
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46487
  • PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS E DESAFIOS

    Elisângela Ladeira de Moura Andrade, Juliana Cristina da Costa Fernandes, Léia Adriana da Silva Santiago
    163-178
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46559
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS E O ENSINO MÉDIO: APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO

    Luiz Carlos Pinheiro Ferreira, Ana Paula Aparecida Caixeta
    179-188
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46561
  • OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PIBID

    Luiz Felipe Marques, Márcia Marlene Stentzler
    189-203
    DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46577