ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO: ANÁLISES E TENSÕES PÓS LEI 9394/1996
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46576Palavras-chave:
Ensino Médio, Programa Brasil Profissionalizado, Educação Profissional, Projeto Professor Diretor de Turma, Ceará.Resumo
Este artigo objetivou investigar o impacto do Projeto Professor Diretor de Turma nas Escolas Profissionais para a Profissionalidade Docente do Ceará. O contexto cearense até o ano de 2007 ofertava somente o Ensino Médio na modalidade regular e em 2008, com a adesão ao Programa Brasil Profissionalizado, implantou o Ensino Médio integrado a Educação Profissional. Voltou-se ao ponto em tudo começou, decorridos dez anos das Escolas Profissionais, para investigar possíveis avanços, desafios e perspectivas futuras. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, apoiada no Materialismo Dialético, por meio de um estudo de caso, com entrevista, observação, questionário e análise documental. Utilizou-se a Análise do Discurso Crítico. Os resultados revelaram a Educação Profissional como um divisor de água no Ensino Médio do Ceará. Concluiu-se que a flexibilização curricular particularizou especificidades às escolas profissionais, modificou a profissionalidade docente e a rotina estudantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.