ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO: ANÁLISES E TENSÕES PÓS LEI 9394/1996

Autores

  • Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE http://orcid.org/0000-0003-4054-7257
  • Francisca Rejane Bezerra Andrade Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará. Leciona no curso de Serviço Social, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46576

Palavras-chave:

Ensino Médio, Programa Brasil Profissionalizado, Educação Profissional, Projeto Professor Diretor de Turma, Ceará.

Resumo

Este artigo objetivou investigar o impacto do Projeto Professor Diretor de Turma nas Escolas Profissionais para a Profissionalidade Docente do Ceará. O contexto cearense até o ano de 2007 ofertava somente o Ensino Médio na modalidade regular e em 2008, com a adesão ao Programa Brasil Profissionalizado, implantou o Ensino Médio integrado a Educação Profissional. Voltou-se ao ponto em tudo começou, decorridos dez anos das Escolas Profissionais, para investigar possíveis avanços, desafios e perspectivas futuras. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, apoiada no Materialismo Dialético, por meio de um estudo de caso, com entrevista, observação, questionário e análise documental. Utilizou-se a Análise do Discurso Crítico. Os resultados revelaram a Educação Profissional como um divisor de água no Ensino Médio do Ceará. Concluiu-se que a flexibilização curricular particularizou especificidades às escolas profissionais, modificou a profissionalidade docente e a rotina estudantil.

Biografia do Autor

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Limoeiro do Norte. Estudos e experiências nas áreas de Gestão, Formação de Professores, Políticas Educacionais, Educação Profissional e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. Participação em Grupos de pesquisas GEPPES/JEPTRA/UECE e LEPEEM/IFCE. 

 

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará. Leciona no curso de Serviço Social, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1992), especialista em Ciência Política pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000), com estágio sandwich na Universidade de Frankfurt. Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Frankfurt (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará. Leciona no curso de Serviço Social, no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Profissionalizante, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional; política e planejamento da educação profissional e tecnológica; educação superior: ensino médio; ensino médio integrado á educação profissional; juventude e trabalho; política e formação docente; formação do trabalhador. Foi bolsista de Inovação Tecnológica da FUNCAP entre 2009 e 2011. Pesquisadora CNPq entre 2014 e 2017. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Serviço Social da UECE desde 2016

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Leite, M. C. da S. R., & Andrade, F. R. B. (2019). ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO: ANÁLISES E TENSÕES PÓS LEI 9394/1996. E-Mosaicos, 8(19), 132–146. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46576

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE