PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46559Palavras-chave:
Estado do Conhecimento, Produção textual, Formação Omnilateral, Ensino médio integrado, Educação profissionalResumo
Este artigo busca levantar o panorama das produções científicas acerca da prática da produção textual nas turmas do ensino médio integrado à educação profissional, dos Institutos Federais, no que diz respeito à significação desta atividade em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, cujas fontes são a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações, os Periódicos da CAPES e anais de eventos. Buscamos publicações que discutiram essa temática na perspectiva de formação omnilateral, proposta pelo ensino técnico integrado ao ensino médio. Pouco encontramos que relacionasse de fato a produção textual nesta proposta de ensino: duas dissertações de mestrado, dois artigos e uma publicação em anais de evento. Frente ao poder emancipador da prática da produção textual no espaço escolar, constatamos que o assunto foi pouco explorado, havendo, portanto, muito ainda a ser pesquisado e trabalhado, sobretudo no que se refere à formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.