CARACTERIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46470

Palavras-chave:

Estado da arte, Políticas educacionais, Imperialismo, Agenda Multilateral para Educação, Paradigmas na educação.

Resumo

O estudo versa sobre o estado da arte no campo das políticas educacionais considerando o cenário político-econômico do país e sua inserção na totalidade internacional, em um contexto de intensas transformações na sociedade. As reflexões e contribuição encontradas estão fundamentadas nos aportes teóricos do marxismo e apontam para três categorias: Imperialismo; Agenda Internacional para a Educação e Paradigmas na Educação. A partir dessas, compreende-se que o imperialismo, por meio dos organismos internacionais, utiliza a educação como um instrumento tanto para preparar o trabalhador com habilidades e competências exigidas pelo mercado como para prevenir distúrbios sociais diante da intensificação da exploração do capital. Nesse contexto, a pesquisa científica no campo da educação assume papel crucial na crítica aos caminhos pelos quais se têm conduzido a escola pública, objetivando a construção de uma educação científica e popular.

Biografia do Autor

Larissa dos Santos Estevão, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, atua na linha de
pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Possui graduação em
Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016). Tem experiência na área de
Educação, com atuação docente na Educação Infantil e séries inicias do Ensino Fundamental e
como pesquisadora, principalmente, nos seguintes temas: Política Educacional, Gestão da
Educação, Educação e Marxismo.

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Estevão, L. dos S., & Silva, K. N. P. (2019). CARACTERIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE. E-Mosaicos, 8(19), 6–24. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46470

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE