CARACTERIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46470Palavras-chave:
Estado da arte, Políticas educacionais, Imperialismo, Agenda Multilateral para Educação, Paradigmas na educação.Resumo
O estudo versa sobre o estado da arte no campo das políticas educacionais considerando o cenário político-econômico do país e sua inserção na totalidade internacional, em um contexto de intensas transformações na sociedade. As reflexões e contribuição encontradas estão fundamentadas nos aportes teóricos do marxismo e apontam para três categorias: Imperialismo; Agenda Internacional para a Educação e Paradigmas na Educação. A partir dessas, compreende-se que o imperialismo, por meio dos organismos internacionais, utiliza a educação como um instrumento tanto para preparar o trabalhador com habilidades e competências exigidas pelo mercado como para prevenir distúrbios sociais diante da intensificação da exploração do capital. Nesse contexto, a pesquisa científica no campo da educação assume papel crucial na crítica aos caminhos pelos quais se têm conduzido a escola pública, objetivando a construção de uma educação científica e popular.Downloads
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