CARACTERIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46470

Palabras clave:

Estado da arte, Políticas educacionais, Imperialismo, Agenda Multilateral para Educação, Paradigmas na educação.

Resumen

O estudo versa sobre o estado da arte no campo das políticas educacionais considerando o cenário político-econômico do país e sua inserção na totalidade internacional, em um contexto de intensas transformações na sociedade. As reflexões e contribuição encontradas estão fundamentadas nos aportes teóricos do marxismo e apontam para três categorias: Imperialismo; Agenda Internacional para a Educação e Paradigmas na Educação. A partir dessas, compreende-se que o imperialismo, por meio dos organismos internacionais, utiliza a educação como um instrumento tanto para preparar o trabalhador com habilidades e competências exigidas pelo mercado como para prevenir distúrbios sociais diante da intensificação da exploração do capital. Nesse contexto, a pesquisa científica no campo da educação assume papel crucial na crítica aos caminhos pelos quais se têm conduzido a escola pública, objetivando a construção de uma educação científica e popular.

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Biografía del autor/a

Larissa dos Santos Estevão, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, atua na linha de
pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. Possui graduação em
Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016). Tem experiência na área de
Educação, com atuação docente na Educação Infantil e séries inicias do Ensino Fundamental e
como pesquisadora, principalmente, nos seguintes temas: Política Educacional, Gestão da
Educação, Educação e Marxismo.

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2019-12-23

Cómo citar

ESTEVÃO, Larissa dos Santos; SILVA, Katharine Ninive Pinto. CARACTERIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL A PARTIR DA SISTEMATIZAÇÃO DO ESTADO DA ARTE. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 19, p. 6–24, 2019. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2019.46470. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/46470. Acesso em: 28 jun. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE