A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS E O ENSINO MÉDIO: APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46561

Palavras-chave:

Formação, Artes Visuais, Experiências, Ensinar e aprender.

Resumo

O texto apresenta um olhar sobre a Disciplina de Estágio Supervisionado, ministrada a estudantes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, como forma de compreender como as experiências vivenciadas neste contexto formativo são parte importante na construção de conhecimento. Este olhar atenta-se à formação dos discentes e o contexto da educação básica relacionando-se com o estudo e a pesquisa docente. Apontamos questões que envolvem a percepção e a reflexão crítica no que concerne às mudanças curriculares relacionadas com a contemporaneidade, assim como o ensinar e aprender em tempos de transição.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira, Universidade de Brasília

Doutor em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, área de concentração em Arte, Cultura e Visualidades na Linha de Pesquisa: Culturas da Imagem e Processos de Mediação com a tese: MO(VI)MENTOS AUTOBIOGRÁFICOS: historiando fragmentos narrativos de experiências de vida docente e discente em artes visuais. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense no Campo de Confluência: Linguagem, Subjetividade e Cultura (2008), com enfoque no estudo do conceito de subjetividade e linguagem a partir da imagem fotográfica publicitária. Graduação com Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Lecionou Artes Visuais e História da Arte nas redes municipal e estadual do Rio de Janeiro no período de 1998 a 2009. Professor Adjunto na Universidade de Brasília, lotado no Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais. Orientador de Mestrado credenciado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV/UNB, com o Projeto de Pesquisa: Experiências de vida, formação e autoformação: dialogicidade entre pesquisa narrativa, autobiografia e artes visuais. Experiência na área de Arte/Educação, com ênfase no Ensino de Artes Visuais, principalmente, no processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos. Interesse de pesquisa nos seguintes temas: Arte e Imagem Fotográfica, Arte/educação Contemporânea, Histórias de vida, Narrativas, Memoriais de Formação, Escrita de si, Arte e Psicanálise, Currículo, Cotidiano, Formação e atuação docente.

Ana Paula Aparecida Caixeta, Universidade de Brasília

Doutora e mestre em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Artes Plásticas (UnB) e Letras (CESB/ICSH). possui especialização em Língua Portuguesa. É professora adjunta no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLit/UnB). Possui experiência de ensino na educação básica estadual de Goiás e no Instituto Federal de Goiás. É pesquisadora e líder do grupo Epistemologia do Romance, buscando, atualmente, construir diálogos entre Literatura e Artes Visuais por meio da teoria da Epistemologia do Romance. Desenvolve pesquisas sobre Estética, Efeito estético e Ensino da Estética. Possui interesse em pensar questões do estético a partir de aspectos ontológicos. Como pesquisadora de Glauco Mattoso, tem interesse no Jornal Dobrabil enquanto livro de artista. Apresenta experiência na área de Artes, Letras e Filosofia, com ênfase em Ensino das Artes Visuais, Estética, Educação Estética e Literatura Brasileira

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Ferreira, L. C. P., & Caixeta, A. P. A. (2019). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS E O ENSINO MÉDIO: APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO. E-Mosaicos, 8(19), 179–188. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46561

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE