OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46577Palavras-chave:
PIBID, Oficinas Pedagógicas, Ensino Fundamental e Médio, Ensino de História, Cultura afro-brasileira.Resumo
Analisamos a formação inicial do licenciando em história e cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental e Médio por meio de oficinas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para a formação de professores para a educação básica. Nossas fontes são documentos, relatórios e registros de atividades didáticas do subprojeto de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí (2015 - 2018). As oficinas foram pautadas na temática da cultura afro-brasileira e africana, Lei nº 10.639/03 e desenvolvidas em cinco escolas estaduais de Paranavaí (PR). Temos como base teórica Anastasiou e Alves (2009), Castilhos (2019), Le Goff (1990; 2003), Silva (2010), Thompson (1981; 1987), LDB/1996. Os resultados indicam oficinas com potencial para ressignificação didático-metodológica para o ensino de história e da cultura afro-brasileira[1]no Ensino Fundamental e Médio.[1] Este estudo faz parte de pesquisa de mestrado sob registro no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade, CAAE nº 20183319.1.0000.9247.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.