A “AJUDA” DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REPRESENTAÇÕES DA TRANSFERÊNCIA DE RENDA PARA SEUS BENEFICIÁRIOS

Autores

  • Viviane Marinho da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luciana Maria Cerqueira Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Shirley Donizete Prado Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Silvia Ângela Gugelmin Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2012.5092

Resumo

O Programa Bolsa Família (PBF) faz parte da política social brasileira de combate à fome de maior magnitude e abrangência. Destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, associa a transferência do benefício financeiro ao acesso a direitos sociais básicos por meio de condicionalidade. Três eixos centrais e indissociáveis deveriam compor as ações deste programa: a transferência de renda; o acesso aos serviços públicos de saúde e educação; e o acesso a trabalho e renda por meio de programas complementares. No entanto, é notório que a transferência de renda tem centralidade no PBF. Este trabalho visou identificar as representações de beneficiários do PBF sobre o benefício financeiro recebido e, com isso, discutir a relação estabelecida entre esses indivíduos e o PBF. Foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas, analisadas pela abordagem da hermenêutica-dialética. As entrevistas trouxeram como síntese das representações dos beneficiários a categoria ajuda. Os principais pontos que destacamos sobre esta categorização são: a constatação de uma insuficiência do benefício diante das necessidades da família; a desconsideração deste benefício enquanto direito, ou seja, o entendimento de que o mesmo é algum tipo de concessão; e o sentimento de desfiliação do mercado de trabalho, que gera desvalorização pessoal e sensação de inércia social.

Biografia do Autor

Viviane Marinho da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Luciana Maria Cerqueira Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Nutrição Social. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Shirley Donizete Prado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Departamento de Nutrição Social. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Silvia Ângela Gugelmin, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde. Departamento de Nutrição Social. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2013-03-10

Como Citar

Costa, V. M. da, Castro, L. M. C., Prado, S. D., & Gugelmin, S. Ângela. (2013). A “AJUDA” DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: REPRESENTAÇÕES DA TRANSFERÊNCIA DE RENDA PARA SEUS BENEFICIÁRIOS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 7(3), 203–216. https://doi.org/10.12957/demetra.2012.5092

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE