DIÁLOGOS SOBRE ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: PROPOSTA DE OFICINA EDUCATIVA COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Autores

  • Jane de Carlos Santana Capelli Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira https://orcid.org/0000-0002-8009-3715
  • Naiara Sperandio Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Luana Silva Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Silvia Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Thaina Lobato Calderoni Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Rhaíssa Rocha Figueira Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Fernanda Amorim de Morais Nascimento Braga Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira https://orcid.org/0000-0001-8792-7682

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43384

Palavras-chave:

Alimentação Complementar. Aleitamento Materno. Promoção da Saúde. Educação Alimentar e Nutricional.

Resumo

Este trabalho visa analisar uma oficina educativa utilizada como estratégia de educação alimentar e nutricional voltada ao incentivo da alimentação adequada e saudável no primeiro ano de vida, com ênfase na alimentação completar. Realizou-se oficina educativa conduzida por duas equipes: uma vinculada a um projeto extensionista, conhecido como IACOL; e outra vinculada ao Núcleo de Estudos da Saúde e Alimentação Materna e da Mulher (NESAM). Adotou-se a roda de conversa, que tem como estratégia a construção da prática dialógica. Seguiram-se as seguintes etapas: (a) Apresentação das equipes; (b) Acolhimento; (c) Processo saúde/doença; (d) Aleitamento materno; (e) Introdução da alimentação complementar; (f) Alimentação complementar (in box); (g) Quiz; (h) Discussão do tema e esclarecimento de dúvidas; e (i) Avaliação da oficina educativa. A atividade contou com 64 educandos: profissionais de saúde e graduandos de diversas áreas da saúde. Quanto aos conhecimentos obtidos pelos educandos da oficina educativa, na fase Quiz, contendo dez afirmativas baseadas nos “Dez passos para a alimentação saudável: guia alimentar para crianças menores de dois anos”, quatro afirmativas tiveram 100,0% dos acertos, e outras quatro tiveram percentuais variando de 45,1% a 62,5%. Cabe destacar que a afirmativa referente ao passo 10 foi a que teve o maior percentual de erros (73,4%) pelos educandos, e outra foi anulada. Em relação à avaliação subjetiva global pelos educandos, segundo interesse, participação e frequência, para todas as etapas, a avaliação foi satisfatória. Conclui-se que a ação educativa proporcionou aos educandos conhecimentos sobre a alimentação no primeiro ano de vida; no entanto, para algumas etapas, a oficina educativa será reformulada.

DOI: 10.12957/demetra.2019.43384

 

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Biografia do Autor

Jane de Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição

Saúde Coletiva

Naiara Sperandio, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição

Saúde Coletiva

Luana Silva Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição

Saúde Coletiva

Silvia Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Faculdade de Nutrição

Departamento de Nutrição Social

Thaina Lobato Calderoni, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição

Saúde Coletiva

Rhaíssa Rocha Figueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição

Bases da Dietética/Materno Infantil

Fernanda Amorim de Morais Nascimento Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira

Curso de Nutrição

Bases da Dietética/Materno Infantil

Publicado

2019-11-27

Como Citar

Capelli, J. de C. S., Sperandio, N., Monteiro, L. S., Pereira, S., Calderoni, T. L., Figueira, R. R., & Braga, F. A. de M. N. (2019). DIÁLOGOS SOBRE ALIMENTAÇÃO NO PRIMEIRO ANO DE VIDA: PROPOSTA DE OFICINA EDUCATIVA COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e43384. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43384

Edição

Seção

ARTIGOS TEMÁTICOS "Aleitamento materno, alimentação complementar e saúde”

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