PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE) E A FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA NUM CAMPUS DE INTERIORIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.26214Palavras-chave:
Educação Superior, Extensão Comunitária, Nutrição em Saúde Pública, Promoção da Saúde, Hábitos Alimentares.Resumo
Objetivos: Tendo como enfoque a formação do nutricionista, este artigo analisa a experiência de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus UFRJ-Macaé, vigência 2012-2014. Metodologia: O grupo desenvolveu atividades sobre nutrição na rede municipal de saúde. A concepção do PET-Saúde se deu no âmbito da extensão universitária, entendida como parte integrante e indissociável do ensino superior. As atividades de formação da equipe basearam-se no referencial teórico freiriano sobre problematização-reflexão. Foi feita análise de conteúdo para avaliar depoimentos de membros do grupo sobre a vivência no PET-Saúde. Resultados e discussão: O ponto forte da experiência foi o aprendizado fundamentado na prática e na troca de saberes, que beneficiou a formação de todos os atores. Tais benefícios contribuem para a formação do nutricionista, pois estreitam a distância entre o ensino acadêmico e a prática profissional. A experiência favoreceu maior engajamento social, autonomia, protagonismo, criticidade e alargamento da visão do acadêmico sobre as questões de saúde e nutrição no âmbito do Sistema Único de Saúde. Precisa-se pensar nos desdobramentos da experiência do PET-Saúde, em especial diante do atual cenário de transformação do ensino superior brasileiro. Conclusões: Ajustes curriculares e pedagógicos na formação do nutricionista podem ser pensados à luz desta experiência, de maneira a melhor incorporar demandas sociais e promover educação com potencial transformador. Nesse sentido, a experiência contribui com o movimento contra-hegemônico ao modelo de formação profissional voltado para o mercado capitalista.
DOI: 10.12957/demetra.2017.26214
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.