A FORMAÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA SAÚDE DA COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28408Palavras-chave:
Humanização da Assistência. Educação em Saúde. Saúde Pública.Resumo
Objetivo: Relatar como uma disciplina do curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, inicia a formação acadêmica, a partir da óptica da humanização e dos princípios da educação popular em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da disciplina, do primeiro período, denominada “Saúde da Comunidade”. Para a construção desse relato, utilizaram-se como documentos norteadores a Política Nacional de Humanização, Caderno de Educação Popular em Saúde, Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição e o Projeto Pedagógico do Curso. Resultados: A disciplina possui carga horária majoritariamente prática e envolve campos de atuação da atenção básica em saúde, como Estratégia de Saúde da Família, e da proteção básica, como Centro de Referência da Assistência Social. A vivência dos alunos nesses serviços possibilita que os mesmos se aproximem da realidade e conheçam as demandas, potencialidades e dificuldades do trabalho em saúde, visando à formação de profissionais generalistas, humanistas e críticos, conforme preconizado pelos documentos analisados. A disciplina pauta-se em uma abordagem pedagógica inovadora, com exposição dialogada de conteúdos, filmes e documentários para fomento de discussões e exposição de conceitos. Além disso, como recurso do processo de ensino-aprendizagem e avaliação, utiliza-se o portfólio, para estimular o pensamento reflexivo e formar profissionais capazes de prestar atendimento integral e humanizado. Conclusão: Através de enfoque metodológico dialógico de caráter interativo e ativo, busca-se iniciar a formação de profissionais generalistas dentro de uma perspectiva mais complexa e humanizada e menos biologicista.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28408
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