A FORMAÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA SAÚDE DA COMUNIDADE

Autores

  • Rodrigo Almeida Cordeiro
  • Igor Rodrigues Arouca
  • Tamara Lopes Terto
  • Luana Silva Monteiro
  • Tamiris Pereira Rizzo
  • Naiara Sperandio Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28408

Palavras-chave:

Humanização da Assistência. Educação em Saúde. Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: Relatar como uma disciplina do curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, inicia a formação acadêmica, a partir da óptica da humanização e dos princípios da educação popular em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da disciplina, do primeiro período, denominada “Saúde da Comunidade”. Para a construção desse relato, utilizaram-se como documentos norteadores a Política Nacional de Humanização, Caderno de Educação Popular em Saúde, Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição e o Projeto Pedagógico do Curso. Resultados: A disciplina possui carga horária majoritariamente prática e envolve campos de atuação da atenção básica em saúde, como Estratégia de Saúde da Família, e da proteção básica, como Centro de Referência da Assistência Social. A vivência dos alunos nesses serviços possibilita que os mesmos se aproximem da realidade e conheçam as demandas, potencialidades e dificuldades do trabalho em saúde, visando à formação de profissionais generalistas, humanistas e críticos, conforme preconizado pelos documentos analisados. A disciplina pauta-se em uma abordagem pedagógica inovadora, com exposição dialogada de conteúdos, filmes e documentários para fomento de discussões e exposição de conceitos. Além disso, como recurso do processo de ensino-aprendizagem e avaliação, utiliza-se o portfólio, para estimular o pensamento reflexivo e formar profissionais capazes de prestar atendimento integral e humanizado. Conclusão: Através de enfoque metodológico dialógico de caráter interativo e ativo, busca-se iniciar a formação de profissionais generalistas dentro de uma perspectiva mais complexa e humanizada e menos biologicista.

DOI: 10.12957/demetra.2017.28408

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Almeida Cordeiro

Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro. R. Professor Aloisio Teixeira Gomes da Silva 50, Granja dos Cavaleiros. 27930-560 Macaé RJ Brasil.

Email: rodrigoc.almeeida@gmail.com

Igor Rodrigues Arouca

Curso de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro. R. Professor Aloisio Teixeira Gomes da Silva 50, Granja dos Cavaleiros. 27930-560 Macaé RJ Brasil.

Email: ygorarouca@gmail.com

Luana Silva Monteiro

Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro. R. Professor Aloisio Teixeira Gomes da Silva 50, Granja dos Cavaleiros. 27930-560 Macaé RJ Brasil.

Email: luananutrir@gmail.com

Tamiris Pereira Rizzo

Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro. R. Professor Aloisio Teixeira Gomes da Silva 50, Granja dos Cavaleiros. 27930-560 Macaé RJ Brasil.

Email: tami.rizzo16@gmail.com

Naiara Sperandio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. Dr. Naiara SperandioCurso de NutriçãoUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira
Rua Aloísio da Silva Gomes, Granja dos CavaleirosTel: (31) 99379-0708/(22)98839-6546

 

Publicado

2017-07-11

Como Citar

1.
Cordeiro RA, Arouca IR, Terto TL, Monteiro LS, Rizzo TP, Sperandio N. A FORMAÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA SAÚDE DA COMUNIDADE. DEMETRA [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 27º de março de 2025];12(4):915-27. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/demetra/article/view/28408

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>