A MONITORIA ACADÊMICA COMO CANAL DIALÓGICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2017.28675Palavras-chave:
Monitoria. Educação Superior. Nutrição em Saúde Pública. Formação Profissional em Saúde. Docência.Resumo
Objetivos: Relatar a experiência de monitoria no Eixo Saúde Coletiva do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé, refletindo sobre essa prática enquanto estratégia de formação de nutricionistas. Metodologia: A monitoria no Eixo está delineada segundo a concepção de educação não hierarquizada e de reciprocidade, trabalhadas respectivamente por Paulo Freire e Simone de Beauvoir. Realizou-se análise de conteúdo dos relatos de experiência das autoras no âmbito da monitoria, numa perspectiva autoavaliativa. Resultados e Discussão: Esta experiência revelou a potencialidade da monitoria enquanto estratégia pedagógica na formação de nutricionistas, por agregar humanização e proporcionar um canal dialógico de aprendizado horizontal e recíproco. A monitoria contribui com a formação docente, sobretudo por estimular as professoras a repensarem sua prática pedagógica para melhor orientar as monitoras. Também estimula o protagonismo dos estudantes durante seu aprendizado, podendo favorecer maior autonomia profissional. Incompatibilidade de horário para trabalhar em equipe e pouca adesão discente às atividades propostas pelas monitoras foram os principais obstáculos identificados. No escopo das disciplinas, têm sido testados possíveis modos para superar tais dificuldades, porém com êxito diminuto. Conclusões: É imperativo discutir sobre monitoria em esferas acadêmicas superiores, visando ajustar o currículo dos cursos, de forma a incorporar horário específico para esse fim. Esta experiência advoga a construção de nova cultura institucional, em que a monitoria esteja inserida na rotina acadêmica, inerente ao ensino, articulada à pesquisa e à extensão, favorecendo a formação de profissionais autônomos, libertos e imbuídos de humanização no cuidado em saúde.
DOI: 10.12957/demetra.2017.28675
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.