QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES EM RESTAURANTES DO TIPO SELF-SERVICE

Autores

  • Marlene Azevedo Magalhães Monteiro Curso de Nutrição, Departamento de Nutrição, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Jéssica Agda do Carmo Fróes Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafaela Barros Romano Fontes Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rita de Cássia Ribeiro Curso de Nutrição, Departamento de Nutrição, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2014.13375

Palavras-chave:

Boas práticas, restaurantes, self-service, qualidade

Resumo

As transformações econômicas, sociais e culturais pelas quais o mundo vem passando têm levado a uma crescente procura pela alimentação “fora de casa”. No Brasil, 35% das refeições são feitas fora do domicílio, e dentre os estabelecimentos mais procurados pelos comensais estão os restaurantes do tipo self-service. Estes estão em segundo lugar no ranking de unidades produtoras de refeições (UPR) com maior ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTA). Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a qualidade higiênico-sanitária de restaurantes self-service da região Centro-Sul do município de Belo Horizonte-MG. Para tanto, foi aplicado uma check-list em dez UPRs, elaborada segundo as Resoluções nºs 275/2002 e 216/2004, de forma a verificar o nível de “não conformidades” apresentadas pelos estabelecimentos. De acordo com os resultados obtidos, os restaurantes foram classificados em grupos segundo os critérios estabelecidos na RDC 275/2002. A porcentagem de adequação entre os restaurantes variou de 29,63% a 90,91%, com média de 68,19% (±19,12%). Apenas três restaurantes se enquadraram no Grupo I, e a maioria apresentou-se no Grupo II. Concluiu-se que houve grande discrepância entre os restaurantes avaliados, o que indica necessidade de maior fiscalização das UPRs. Além disso, a presença de técnico responsável com formação voltada para manipulação de alimentos e boas práticas teve influência positiva na maior adequação à legislação. Os resultados também demonstram qualidade deficiente dos serviços oferecidos pelos restaurantes, e sugerem a necessidade de maior fiscalização dos mesmos.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2014.13375

 

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Biografia do Autor

Marlene Azevedo Magalhães Monteiro, Curso de Nutrição, Departamento de Nutrição, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

Nutricionista, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, docente do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais.

Jéssica Agda do Carmo Fróes, Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Rafaela Barros Romano Fontes, Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Rita de Cássia Ribeiro, Curso de Nutrição, Departamento de Nutrição, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

Nutricionista,  Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, docente do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Monteiro, M. A. M., Fróes, J. A. do C., Fontes, R. B. R., & Ribeiro, R. de C. (2015). QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES EM RESTAURANTES DO TIPO SELF-SERVICE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 9(4), 955–961. https://doi.org/10.12957/demetra.2014.13375

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE

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