CARACTERIZAÇÃO DO COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS EM BELO HORIZONTE-MG
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13364Palavras-chave:
Comida de rua. Perfil socioeconômico. Segurança alimentar. Higiene dos alimentos.Resumo
Objetivo: Caracterizar o perfil socioeconômico e avaliar as condições higiênico-sanitárias do comércio ambulante de alimentos da região leste de Belo Horizonte-MG. Métodos: Estudo transversal, exploratório, observacional e descritivo. Foram entrevistados 16 ambulantes de alimentos, e a coleta de dados baseou-se na realização de entrevista estruturada e aplicação de check list. Resultados: 62,5% (n=10) dos ambulantes eram homens; a maior parte tinha entre 18 a 30 anos (50,0%; n=8); renda familiar de um salário mínimo (68,8%; n=11); solteiros (56,3%; n=9); e com 1 a 3 filhos (37,5%; n=6). O tempo de serviço no comércio ambulante com maior incidência foi de 1 a 5 anos (37,5%; n=6). Os entrevistados afirmaram ter optado pelo comércio ambulante pela falta de qualificação diante das exigências do mercado (43,8%, n=7); e entre as dificuldades encontradas nesta atividade, 75,0% (n= 12) afirmaram ser a violência urbana e o medo. Em relação às condições higiênico-sanitárias, as fragilidades são o uso de lixeira sem tampa (31,2%; n=7), maionese caseira (56,3%; n=9), gelo produzido com água não potável (56,3%; n=9), não utilização de equipamentos adequados para a conservação do alimento pelo frio (50,0%; n=8), e baixa capacitação na área de manipulação de alimentos (50,0%; n=8). Conclusão: Pode-se observar que a idade mais avançada, a escolaridade precária e o pertencimento a famílias pobres, somados às exigências crescentes do mercado formal, favorecem a inserção dos trabalhadores com esse perfil nas atividades informais, como o comércio de rua. Além disso, algumas inadequações na manipulação e comercialização de alimentos em ruas foram evidenciadas, sendo necessário capacitar os ambulantes, elaborar e implementar legislação específica para esse tipo de comércio visando à Segurança Alimentar.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.13364
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.