natureza dá e natureza leva: uma comparação qualitativa entre crianças canadenses e alemãs sobre seus conceitos de "natureza"

Autores

  • parmis aslanimehr University of British Columbia
  • eva marsal University of Education Karlsruhe
  • barbara weber University of British Columbia
  • fabian knapp Realschule Rheinau in Rheinau-Freistett

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30037

Palavras-chave:

filosofia para crianças, filosofia da natureza, meio ambiente, comparação alemã-canadense

Resumo

Com as preocupações acerca da passagem da Terra por uma transição ambiental se tor-nando mais proeminentes, este artigo pretende introduzir um estudo piloto que busca investigar as ideias comuns que as crianças têm a respeito da natureza, e o modo como tais ideias emergem no contexto de uma comunidade de investigação filosófica. Estamos particularmente interessados em uma comparação cultural entre crianças alemãs e cana-denses, de modo a notar se as diferenças culturais exercem influência sobre o modo como as crianças entendem e se sentem a respeito da natureza. Este estudo piloto contribui a um melhor entendimento das diferenças culturais que subjazem a percepção da natureza pe-las crianças. O propósito deste estudo é de investigar como, desde uma idade tenra, as crianças formam uma relação com a natureza, assim como o efeito que a natureza pode ter nas relações das crianças consigo mesmas, com os outros, e com seu ambiente. Além disso, o processo de investigação filosófica pode fornecer sensibilização à como as crianças refletem e sentem-se, conforme crescem dentro da atual cultura focada na sustentabilida-de ambiental e desenvolvimento econômico. Apesar do fato de pesquisas anteriores terem explorado a conceptualização infantil da natureza, uma abordagem qualitativa através do paradigma da Filosofia para Crianças ainda não foi implementado antes do presente estu-do. Este estudo foca em 16 crianças canadenses com idades entre 9 e 13 anos e 12 crianças alemãs com idades entre 7 e 15 anos, para ilustrar como específicas noções pré-concebidas de natureza podem moldar nossa individualidade e nossa conexão com relacionamentos humanos e ecológicos mais amplos.

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Biografia do Autor

parmis aslanimehr, University of British Columbia

Human Development, Learning and Culture, PhD Student

eva marsal, University of Education Karlsruhe

Department of Philosophy, Professor

barbara weber, University of British Columbia

Human Development, Learning and Culture, Professor

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Publicado

2018-05-07

Como Citar

ASLANIMEHR, Parmis; MARSAL, Eva; WEBER, Barbara; KNAPP, Fabian. natureza dá e natureza leva: uma comparação qualitativa entre crianças canadenses e alemãs sobre seus conceitos de "natureza". childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 483–515, 2018. DOI: 10.12957/childphilo.2018.30037. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30037. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos

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