descobrindo a eficácia da investigação filosófica com crianças

Autores

  • parmis aslanimehr University of British Columbia

Palavras-chave:

Philosophy for Children, Philosophical Inquiry, Community of Inquiry, P4C, criticism, Effects

Resumo

Este artigo apresenta um estudo crítico do movimento da Filosofia para Crianças (FpC), que visa à expansão de habilidades de pensamento crítico, criativo e cuidadoso em estudantes por meio do diálogo filosófico. Descreve que tais práticas são capazes de incentivar as crianças a assumirem a responsabilidade no reconhecimento de seus pensamentos e ações, dando contorno ao que elas estão se tornando. O artigo delineia o desenvolvimento histórico dessa abordagem dialógica, para, em seguida, concentrar-se em alguns dos desafios e soluções a respeito da prática de filosofia para crianças. Algumas das principais preocupações levantadas pelos críticos da prática filosófica são abordadas usando argumentos filosóficos, sociológicos e psicológicos, antes de pesquisar a evidência da efetividade de tal abordagem. Este artigo apresenta uma revisão crítica dos estudos que implementaram a investigação filosófica com crianças em diferentes contextos educativos para considerar que esta prática possibilita às crianças a participação em uma comunidade aberta por meio da razão. O argumento conclusivo considera implicações para a prática filosófica tanto nos campos de sua implementação na educação quanto para futuros rumos na pesquisa. Esse artigo traz a afirmação final de que Pesquisa Filosófica Engajada é um meio crucial e necessário para a fazer emergir e promover crescimento social e emocional nos alunos, que podem alcançar um sentimento estável de bem-estar pessoal.

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Biografia do Autor

parmis aslanimehr, University of British Columbia

Human Development, Learning and Culture (HDLC) at the University of British Columbia MA

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

ASLANIMEHR, Parmis. descobrindo a eficácia da investigação filosófica com crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 329–348, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20707. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos