“frequentemente a falta de diálogo tem terminado uma amizade” - o conceito de amizade de aristóteles no espelho da filosofia para crianças
Palavras-chave:
easonableness, Good Reasons, Criteria, IntuitionResumo
O propósito da felicidade está no centro da ética de Aristóteles. Enquanto a felicidade é incognoscível sem a amizade, ele dedica muito espaço em sua Ética a Nicômaco a definir a amizade, philia. Nos assuntos do Estado, atribui inclusive um valor mais alto à amizade do que à justiça, por que é através da boa vontade mútua que a justiça assegura a boa vida aos cidadãos. Baseado em suas observações, Aristóteles conclui que existem três diferentes motivos subjacentes à amizade: utilidade, prazer e fascinação com o caráter do outro. Uma amizade baseada na virtude ou no caráter é a amizade pelo bem do amigo. Aqui a doutrina do termo médio de Aristóteles entra em cena: de acordo com essa máxima, o caminho de uma vida de virtude e realização é a moderação. De maneira semelhante, entre duas pessoas exigem-se virtudes e valores para uma amizade perfeita. Para Aristóteles, a amizade, como outras virtudes, deve tornar-se um hábito através da repetição. Somente se pratica em associação diária. Aqui é central o aspecto da ajuda mútua. A participação na vida de um amigo e no espaço próximo que ela implica é indispensável para a amizade, na perspectiva de Aristóteles. Foi precisamente através desta tríade de motivos que Aristóteles estabeleceu o curso da posterior discussão filosófica no Ocidente, ainda que a vida cotidiana tenha sido insistentemente retirada da discussão. Depois, no estoicismo, somente o homem sábio era capaz de Amizade. Na Idade Média, a amizade era somente possível entre o homem e Deus. Atualmente, a teoria da amizade de Aristóteles é, mais uma vez, um ponto interessante de partida. Isto é evidente, inclusive, entre os conceitos das crianças. Nosso artigo apresentará e analisará conversas filosóficas de crianças do ensino infantil e fundamental acerca do complexo “Quem é um amigo?” / “O que faz um amigo?” / “O que fazer por um amigo?” / “O que você mais gosta de um amigo?” / “O que você não gosta de um amigo?”. Figuras (como títeres), quadros e histórias ofereceram uma base à comunidade de investigação. Palavras-chave: Aristóteles; Ética a Nicômaco; philia; felicidade; virtudes; cidadãos; comunidade de investigação; conceitos de crianças; jogoDownloads
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Publicado
2010-02-02
Como Citar
MARSAL, Eva; DOBASHI, Takara. “frequentemente a falta de diálogo tem terminado uma amizade” - o conceito de amizade de aristóteles no espelho da filosofia para crianças. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. p. 339–365, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20591. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos