quem é feliz? usando os poemas da criança filosofante de friedrich nietzsche para investigar a capacidade de reflexão das crianças e jovens de hoje
Resumo
Este ensaio compara os pensamentos filosóficos aos que Friedrich Nietzsche deu forma de poemas quanto tinha 12-13 anos com o conceito de felicidade de Frederik, um estudante moderno da escola de ensino médio de aproximadamente a mesma idade, que foi inspirado por três poemas de Nietzsche para considerar suas próprias idéias acerca da felicidade. O intuito é demonstrar que os poemas do menino Nietzsche, escritos para enfrentar os problemas de sua vida com o filosofar, podem também ser úteis para crianças do século XXI, dando coragem a eles para pensar acerca de questões problemáticas e sérias da vida. Que isso é benéfico, já foi mostrado não somente por Daniela Cahmy em países de língua austríaca e inglesa, mas também por Hermann Josef Schmidt em seu Quadrology, escrita acerca da infância e da juventude de Friedrich Nietzsche. Palavras chave: Friedrich Nietzsche; felicidade; filosofia para crianças; poesiaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-04-27
Como Citar
MARSAL, Eva. quem é feliz? usando os poemas da criança filosofante de friedrich nietzsche para investigar a capacidade de reflexão das crianças e jovens de hoje. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. pp. 187–212, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20517. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos