apenas diga o que realmente você pensa sobre drogas: cultivando a educação sobre drogas através da comunidade de investigação filosófica

Autores

  • mahboubeh asgari University of British Columbia
  • barbara weber

Palavras-chave:

Philosophical inquiry, drug education and drug literacy, teacher training and professional development

Resumo

Pesquisas mostram que o programa educativo de prevenção ao uso de drogas, cujo objetivo é assustar ou inibir os jovens a fim de mantê-los na abstinência, não foi efetivo no que tange ao problema da toxicodependência. A ineficácia dessas táticas assustadoras de aproximação ao problema levou aos idealizadores do programa a focar na prevenção e na diminuição do prejuízo associados ao uso de drogas, ou, mais genericamente, na promoção de educação em saúde. Embora significativos programas educativos desenvolvidos nas últimas décadas tenham utilizado a metodologia do debate e, assim, encorajado os estudantes a se expressarem e a serem pensadores críticos em relação ao uso da droga, suas efetivas implementações têm sido um desafio. Esse artigo apresenta a Comunidade de Investigação Filosófica como uma aproximação pedagógica a fim de promover uma educação sobre drogas. Essa abordagem é usada tanto como conteúdo quanto como meios para o desenvolvimento profissional de professores do ensino médio a fim de que os professores assumam seus papéis significativos nesses programas. O objetivo central dessa abordagem é ajudar os professores a tomarem ciência e reavaliar seus preconceitos, suas crenças e comportamentos para que estejam preparados para facilitar uma discussão não estereotipada, senão aberta e reflexiva, sobre os temas relacionados ao uso de drogas. A ideia geral desse artigo está baseada num projeto de pesquisa em andamento financiado pela organização Mitacs. É discutido, aqui, a importância desse projeto primeiramente apresentando os métodos e as abordagens teóricas existentes na área. A partir de então, é mostrado como a Comunidade de Investigação Filosófica pode contribuir para a abordagem tradicional da educação sobre drogas. Finalmente, o artigo descreve como a metodologia e as fases do projetos estão ancoradas num processo dialógico que aspira a uma estreita colaboração com os professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

mahboubeh asgari, University of British Columbia

Post-doctoral Researcher, Philosophy with Children

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

ASGARI, Mahboubeh; WEBER, Barbara. apenas diga o que realmente você pensa sobre drogas: cultivando a educação sobre drogas através da comunidade de investigação filosófica. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 361–376, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20709. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

artigos