"a vida continua, mesmo que haja uma tumba": filosofia com crianças e adolescentes nos sites de memória virtual

Autores

  • arie kizel Faculty of Education Haifa University Israel

Palavras-chave:

Philosophy with Children and Adolescents, Virtual Memorial Sites, Narrative

Resumo

Por toda a Internet, muitos sites operam lidando com a memória pessoal e coletiva. Os site relevantes para a memória coletiva lidam com isso estruturando a memória de grupos sociais (nações, estados, grupos étnicos, grupos religiosos, etc.) e eles contém parte da “religião civil”. Os sites que lidam com a memória pessoal rememoram pessoas que morreram e cujas os membros da família ou os amigos ou outros membros de suas comunidades têm um interesse em preservar sua memória. O artigo oferece uma análise do discurso filosófico extenso que toma lugar durante o período de dois anos em que três grupos de jovens pessoas (crianças e adolescentes) que tiveram uma experiência de perda em suas famílias ou comunidades e que parceiros na escritura de textos em sites memoriais ou que estabeleceram sites como uma parte da integração da perda. Esse artículo busca oferecer uma análise narrativa do discurso filosófico e contribuir para uma expansão das discussões sobre a conexão entre Filosofia com Crianças e seus métodos (como a Comunidade de Inquérito) e a rede social em que vidas inteiras, envolvendo dimensões filosóficas, são conduzidas.

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Biografia do Autor

arie kizel, Faculty of Education Haifa University Israel

Arie Kizel, PhD Faculty of Education Haifa University Haifa Israel

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Publicado

2015-01-30

Como Citar

KIZEL, Arie. "a vida continua, mesmo que haja uma tumba": filosofia com crianças e adolescentes nos sites de memória virtual. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 421–443, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20686. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos