jazzeando filosofia com crianças: um caminho improvisacional para uma nova pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.30038Palavras-chave:
improvisação, pensamento complexo, jazzResumo
Este artigo é baseado no conteúdo de uma apresentação que ocorreu no Congresso do ICPIC em Madri, intitulada "O improviso como meio de questionar e inventar", na qual uma metáfora do jazz é introduzida para a educação e a filosofia. Os argumentos propostos são também adaptados para responder a alguns aspectos críticos levantados por Gert Biesta na sua plaestra sobre o trabalho filosófico com crianças, assim como a experiência relacionada nas escolas através dos programas envolvendo filosofia com e para crianças. Minha contribuição à discussão trata de dois pontos principais. O primeiro é teórico e diz respeito à improvisação como expressão do construtivismo cognitivo humano e uma forma de agência humana adaptativa/exaptativa no ambiente. A improvisação é interpretada como uma forma privilegiada de "pensamento complexo", no qual os três componentes identificados por Lipman - pensamento crítico, criativo e cuidador - estão integrados e mutuamente implementados. O segundo foco é pragmático e propõe oito características do jazz que incorporam à educação as dimensões da improvisação, abrindo o ensino à experiência autêntica de mudança implicada em crescer/envelhecer, e na qual a estabilidade das identidades está constantemente em risco. Um modo "jazzing" de lidar com as crianças é proposto como sendo um antídoto ao risco da "aprendização" da educação e capitalização das habilidades humanas - às quais, de acordo com Biesta, a filosofia para/com crianças parece estar exposta em sua aplicação nas escolas -, enquanto propõe um estrutura de jazz para uma nova "pedagogia pobre".Downloads
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Publicado
2017-09-08
Como Citar
SANTI, Marina. jazzeando filosofia com crianças: um caminho improvisacional para uma nova pedagogia. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 631–647, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.30038. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30038. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
palestrante icpic