jazzeando filosofia com crianças: um caminho improvisacional para uma nova pedagogia

Autores

  • marina santi Università degli Studi di Padova

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.30038

Palavras-chave:

improvisação, pensamento complexo, jazz

Resumo

Este artigo é baseado no conteúdo de uma apresentação que ocorreu no Congresso do  ICPIC em Madri, intitulada "O improviso como meio de questionar e inventar", na qual uma metáfora do jazz é introduzida para a educação e a filosofia. Os argumentos propostos são também adaptados para responder a alguns aspectos críticos levantados por Gert Biesta na sua plaestra sobre o trabalho filosófico com crianças, assim como a experiência relacionada nas escolas através dos programas envolvendo filosofia com e para crianças. Minha contribuição à discussão trata de dois pontos principais. O primeiro é teórico e diz respeito à improvisação como expressão do construtivismo cognitivo humano e uma forma de agência humana adaptativa/exaptativa no ambiente. A improvisação é interpretada como uma forma privilegiada de "pensamento complexo", no qual os três componentes identificados por Lipman - pensamento crítico, criativo e cuidador - estão integrados e mutuamente implementados. O segundo foco é pragmático e propõe oito características do jazz que incorporam à educação as dimensões da improvisação, abrindo o ensino à experiência autêntica de mudança implicada em crescer/envelhecer, e na qual a estabilidade das identidades está constantemente em risco. Um modo "jazzing" de lidar com as crianças é proposto como sendo um antídoto ao risco da "aprendização" da educação e capitalização das habilidades humanas - às  quais, de acordo com Biesta, a filosofia para/com crianças parece estar exposta em sua aplicação nas escolas -, enquanto propõe um estrutura de jazz para uma nova "pedagogia pobre".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

marina santi, Università degli Studi di Padova

DIPARTIMENTO DI FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, PEDAGOGIA E PSICOLOGIA APPLICATA - FISPPA

FULL PROFESSOR

Downloads

Publicado

2017-09-08

Como Citar

SANTI, Marina. jazzeando filosofia com crianças: um caminho improvisacional para uma nova pedagogia. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 631–647, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.30038. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30038. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

palestrante icpic