filosofar com as crianças: um trabalho sobre o excesso das palavras

Autori

  • beatriz fabiana olarieta Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26655

Abstract

Filosofar com as crianças e as professoras na escola consiste basicamente em conversar com elas, em perguntar-nos e explorar em forma coletiva os sentidos que o mundo nos apresenta ou nos nega. De outro modo, poderíamos dizer que a prática do filosofar implica um trabalho com e a partir da linguagem. Foucault convidava a considerar a filosofia como um exercício de si no pensamento. Esse exercício implica um exercício de si na linguagem, com a linguagem e a partir da linguagem. A linguagem é nosso modo de habitar o mundo. Por isso, trabalhar com as palavras não é um mero exercício técnico gramatical ou sintático. Perceber as palavras com que nomeamos o mundo, explorá-las, aproximá-las ou afastá-las de outras, deixar nascer novas combinações entre elas, etc. permite que nosso mundo (esse que para cada um de nós se apresenta como “o mundo”) também entre em exercício e possa transformar-se, abrir-se a novas possibilidades. Conversar é um modo de colocar em exercício nosso mundo, de pensá-lo. Esse exercício, aparentemente simples, supõe mais do que uma destreza técnica ou o desdobramento de metodologias. Demanda um trabalho sobre o limite da linguagem e implica um trabalho permanente sobre certa capacidade de perceber aquilo que habita nas palavras e que, ao mesmo tempo, escapa delas. Alejandra Pizarnik, Michel Foucault e Pierre Alféri oferecem pistas para poder explorar essa dimensão da linguagem.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2017-01-25

Come citare

OLARIETA, Beatriz fabiana. filosofar com as crianças: um trabalho sobre o excesso das palavras. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 26, p. 21–34, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26655. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26655. Acesso em: 2 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

articles