v. 15 n. 1 (2022): Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação

					Visualizar v. 15 n. 1 (2022): Desvios, encontros e atravessamentos entre design e educação
Publicado: 15-03-2022

Editorial

  • Editorial

    4-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.66029

Expediente

Prefácio

  • Prefácio

    6-7
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.66030

Artigos Completos Temáticos

  • Design gráfico para atravessar muros: o processo criativo de um livro produzido em diálogo com mulheres em situação de cárcere

    Vânia Medeiros Moreira, Lara Leite Barbosa
    8-27
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64211
  • Mídias Sociais como uma possibilidade Conectivista para fomentar e propagar o Design Centrado no Humano

    Iana Garófalo Chaves, Cibele Haddad Taralli
    28-48
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64222
  • Notas para uma educação transmídia

    Bárbara Emanuel
    49-69
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64249
  • A professora artífice ou Sobre Dramaturgias ‘docentesdiscentes’

    Leonardo Nolasco-Silva
    70-86
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65411
  • Aprender projetando como uma prática educativa insurgente: experiências do Grupo Design & Escola

    Bianca Martins, Bárbara Emanuel
    87-105
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65059
  • Uso de materiais de manipulação como artefato de ensino na educação infantil: uma análise por meio do Design

    Silvia Ines Jaramiski, Waleska Chagas Sieczkowski Pacheco, Marcia Maria Alves
    106-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64285
  • Gamificação como estratégia de engajamento em Núcleos de Pesquisa: o estudo de caso do Fabrique durante a Covid-19

    Felipe Raposo, Alex Cael Borges Bastos, Juliana Pantoja De Almeida, Nathan Martins, André Leonardo Demaison
    124-146
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64301
  • A hegemonia branca e o conhecimento excludente no Design: uma análise sobre referências profissionais e bibliográficas

    Daniela França, Ricardo Artur Pereira Carvalho
    147-170
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64266
  • Cartas (anti)dialógicas: politizando a práxis em Design através da pedagogia crítica de Paulo Freire.

    Marco André Mazzarotto Filho, Bibiana Oliveira Serpa
    171-194
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64305
  • A reapropriação da subjetividade e a pedagogia da autonomia em ações extensionistas no campo do design

    Barbara Necyk, André da Silva Coutinho
    195-218
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65066

Artigos de Iniciação Científica

  • Conexão feminista: dispositivo de conversação como forma horizontal de organização e debate em ambientes de aprendizagem

    Leticia Martins Alves Albrecht, Eduarda Cascaez, Luana Mendonça Batista, Barbara Necyk, Bianca Martins
    219-231
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65846
  • Projeto “Obesidade Infantil”: um problema muito além da balança

    Raquel Leal Cunha Cruz Pereira, Patrick Rafael Amancio de Sousa, Christine Guedes Durães, Vitória Meirelles Mendonça do Amaral, Barbara Necyk, Luiz Antonio de Saboya
    232-249
    DOI: https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65447