A hegemonia branca e o conhecimento excludente no Design: uma análise sobre referências profissionais e bibliográficas
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64266Palavras-chave:
Design, Decolonialidade, Racismo, Design e educaçãoResumo
Este artigo busca discutir práticas excludentes e opressoras presentes no ensino do Design ao evidenciar o predomínio e hegemonia do pensamento de brancos e europeus neste campo de conhecimentos. O artigo também pretende elencar alguns aspectos da história do campo que causaram e ainda contribuem para a manutenção de uma estrutura racista e excludente até os dias atuais. Para isto, foi realizado um levantamento e análise das ementas de disciplinas para identificar a procedência dos autores que compõem o currículo de um curso de design. Em seguida, foi aplicado um formulário de consulta sobre referências de design com a participação de estudantes, professores e profissionais. Ao fim, discute-se a composição do campo acadêmico do design, analisando-o criticamente quanto à sua falta de representatividade e necessidade de se introduzir os conceitos de decolonialidade, racismo estrutural e institucional.Downloads
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Publicado
15-03-2022
Como Citar
FRANÇA, Daniela; CARVALHO, Ricardo Artur Pereira. A hegemonia branca e o conhecimento excludente no Design: uma análise sobre referências profissionais e bibliográficas. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 147–170, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.64266. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/64266. Acesso em: 22 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos Completos Temáticos
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