Uso de materiais de manipulação como artefato de ensino na educação infantil: uma análise por meio do Design
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64285Keywords:
Design, materiais manipuláveis, educação infantil,Abstract
Crianças são curiosas por natureza, suas agilidades e motricidades são estimuladas a todo o momento em suas descobertas e se tornam fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. Esta pesquisa se baseia na EdaDe (Educação através do Design) e busca aproximar crianças e os materiais utilizando o Design como ferramenta de conexão. Compreender como o Design pode contribuir no ensino da Educação Infantil por meio de materiais de manipulação é o objetivo da pesquisa. O Design atuando junto a Educação Básica pode auxiliar em conteúdos de difícil compreensão e estimular através de experiências. Nessa pesquisa teórica baseada na revisão narrativa, discorre-se sobre o potencial da configuração de estímulos tanto dentro quanto fora da sala de aula e que podem auxiliar também na socialização da criança através de materiais manipuláveis instigando a caracterização, dimensionamento e funcionalidade do objeto pelos dos alunos.Downloads
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Published
2022-03-15
How to Cite
JARAMISKI, Silvia Ines; PACHECO, Waleska Chagas Sieczkowski; ALVES, Marcia Maria. Uso de materiais de manipulação como artefato de ensino na educação infantil: uma análise por meio do Design. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 106–123, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.64285. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/64285. Acesso em: 2 may. 2025.
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Artigos Completos Temáticos
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