Aprender projetando como uma prática educativa insurgente: experiências do Grupo Design & Escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.65059Palavras-chave:
Design, Educação, Aprendizagem inventiva, Aprender projetandoResumo
O artigo discute conceitos e experimentos elaborados pelo Grupo de Estudos Design & Escola ESDI/UERJ que, a partir da reunião de docentes da educação básica e Designers, tem como intenção propor abordagens para a educação pública que contribuam para práticas de ensino-aprendizagem mais significativas para professores e alunos. Portanto, o trabalho inclui uma revisão de literatura de conceitos sobre aprendizagem, design na educação, formação de professores e processos metodológicos para atuação em contextos escolares. Ainda, relatamos alguns experimentos no contexto escolar que fizeram uso destes conceitos. Os principais achados deste artigo consistem no compartilhamento de experiências do Grupo visando contribuir para a tessitura de conhecimentos, procedimentos e afetos frutíferos para intervenções de design no contexto escolar visando ir mais além da ressignificação de materiais e ambientes de aprendizagem.Downloads
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Publicado
15-03-2022
Como Citar
MARTINS, Bianca; EMANUEL, Bárbara. Aprender projetando como uma prática educativa insurgente: experiências do Grupo Design & Escola. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 87–105, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.65059. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/65059. Acesso em: 17 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos Completos Temáticos
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