Notas para uma educação transmídia
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64249Palavras-chave:
educação transmídia, cultura participativa, educação, design de experiências de aprendizagemResumo
A educação transmídia, que envolve diferentes meios de forma complementar e privilegiando a participação ativa e autoral dos estudantes, relaciona aspectos da pedagogia, do design e da comunicação. Neste trabalho, identifico e discuto pontos relevantes para a educação transmídia a partir de autores que trabalham a relação entre tecnologia, mídias e educação — principalmente Henry Jenkins e Jesus Martín-Barbero — e de experiências próprias como docente da área de comunicação visual. Após a conceituação de transmídia, cultura participativa e media literacy, examino as seguintes questões para uma educação transmídia: o uso de meios múltiplos, o papel de autorias, o professor como mediador, as formas de avaliação e as competências relevantes.Downloads
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Publicado
15-03-2022
Como Citar
EMANUEL, Bárbara. Notas para uma educação transmídia. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 49–69, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2022.64249. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/64249. Acesso em: 18 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos Completos Temáticos
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