Notas para uma educação transmídia

Autores

  • Bárbara Emanuel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64249

Palavras-chave:

educação transmídia, cultura participativa, educação, design de experiências de aprendizagem

Resumo

A educação transmídia, que envolve diferentes meios de forma complementar e privilegiando a participação ativa e autoral dos estudantes, relaciona aspectos da pedagogia, do design e da comunicação. Neste trabalho, identifico e discuto pontos relevantes para a educação transmídia a partir de autores que trabalham a relação entre tecnologia, mídias e educação — principalmente Henry Jenkins e Jesus Martín-Barbero — e de experiências próprias como docente da área de comunicação visual. Após a conceituação de transmídia, cultura participativa e media literacy, examino as seguintes questões para uma educação transmídia: o uso de meios múltiplos, o papel de autorias, o professor como mediador, as formas de avaliação e as competências relevantes.

Biografia do Autor

Bárbara Emanuel, Universidade Federal Fluminense

Professora de Comunicação Visual no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj).

Downloads

Publicado

15-03-2022

Como Citar

Emanuel, B. (2022). Notas para uma educação transmídia. Arcos Design, 15(1), 49–69. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64249