Gamificação como estratégia de engajamento em Núcleos de Pesquisa: o estudo de caso do Fabrique durante a Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64301

Palavras-chave:

Núcleo de pesquisa, COVID-19, Gamificação.

Resumo

Nas universidades públicas, os núcleos de pesquisa destacam-se como realizadores da pesquisa científica, um pilar indissociável da relação ensino-pesquisa-extensão. Diante das orientações de distanciamento físico, diversas atividades precisaram ser realizadas de forma remota. Assim, este trabalho apresenta a adaptação de técnicas de gamificação em um núcleo de pesquisa, objetivando engajar os estudantes durante a pandemia de COVID-19. O artigo busca relatar o processo organizacional do núcleo, bem como os desafios encontrados para adaptá-lo à realidade online, e apresentar os resultados de algumas atividades realizadas durante a pandemia. Este estudo de caso é aplicado ao Fabrique: Núcleo de Prototipagem e Design, vinculado ao curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foram aplicadas metodologias de game design, objetivando a gerar engajamento por meio de sistemas lúdicos que desencadeiam o fator “diversão”, mantendo o núcleo ativo durante a pandemia.

Biografia do Autor

Felipe Raposo, UFMA

Estudante graduando em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com habilitação em Design Gráfico e Design de produto. Atualmente, trabalha como pesquisador voluntário no Núcleo de Prototipagem e Design (FABRIQUE/UFMA), onde desenvolve estudos na área do Design Emocional, Ergodesign e Prototipagem Rápida. Tem interesse em pesquisas no âmbito da Semiótica, Ergonomia Cognitiva, Psicologia e Design de Interiores.

Alex Cael Borges Bastos, UFMA

Graduando de Design UFMA, pesquisador do Núcleo de Ergonomia em Processos e Produtos (NEPP) e do Fabrique: Núcleo de Prototipagem e Design . Desenvolvedor na Astral Game Estúdio e Membro auxiliar da Associação de Desenvolvedores de jogos do Maranhão (AMAGAMES)

Nathan Martins, UNESP

Doutorando em Design pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP-BAURU), graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio São Luís. Atualmente é graduando de Design pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou como voluntário no Núcleo de Ergonomia em Processos e Produtos (NEPP) entre os anos de 2016-2017. Ajudou a fundar o Núcleo de Prototipagem Fabrique Design (UFMA) e atualmente participa do Laboratório de Ergonomia e Interface (LEI-UNESP).

André Leonardo Demaison, UFMA

Graduado em Desenho Industrial com ênfase em Projeto de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestre em Design também pela PUC-Rio, Especialista em Ergonomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e doutor em Design pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente leciona no curso de Design da Universidade Federal do Maranhão, fazendo parte do corpo docente do Departamento de Desenho e Tecnologia e também coordenador do Fabrique - Núcleo de Prototipagem e Design da UFMA.

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Publicado

15-03-2022

Como Citar

Raposo, F., Bastos, A. C. B., De Almeida, J. P., Martins, N., & Demaison, A. L. (2022). Gamificação como estratégia de engajamento em Núcleos de Pesquisa: o estudo de caso do Fabrique durante a Covid-19. Arcos Design, 15(1), 124–146. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64301