Sobre a Revista

Compartilhando experiências no contexto das graduações presenciais e à distância da UERJ.

e-ISSN: 2447-3618 | Ano de criação: 2015 - eletrônico | Área do conhecimento: Interdisciplinar

Edição Atual

v. 8 n. 13 (2025): Edição Especial - Trabalhos de Conclusão de Curso - 2025
					Visualizar v. 8 n. 13 (2025): Edição Especial - Trabalhos de Conclusão de Curso - 2025

Nesta edição especial, a Revista Aproximando celebra o percurso acadêmico e o compromisso com a produção científica dos estudantes dos cursos de Graduação da UERJ, no âmbito do Consórcio CEDERJ.  Os artigos aqui reunidos refletem a força do ensino público, gratuito e de qualidade, revelando o protagonismo discente e o impacto das práticas pedagógicas desenvolvidas no formato Educação a Distância (EAD) — que aproxima saberes, realidades e futuros.  Cada trabalho representa um olhar sobre a pesquisa aplicada, a inovação educacional e o compromisso com a sustentabilidade, a inclusão e o desenvolvimento humano.  Mais do que uma coletânea de artigos, esta edição é um convite à reflexão sobre o papel da universidade em tempos de transformação digital e social.

 

 

Aproximando: conectando conhecimento, ampliando horizontes.
UERJ – Educação pública que forma, transforma e aproxima.

Publicado: 2025-11-08

DESTAQUES

  • EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E ARTES Uma Proposta Interdisciplinar Para a Aprendizagem do Efeito Estufa no Ensino Fundamental

    Márcio de Carvalho Alves Neves, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95074
  • INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Uma Proposta Pedagógica à Luz da Aprendizagem Baseada em Problemas

    Luciane Ribeiro Senrra Cruz, Beatriz dos Santos Melo, Débora de Aguiar Lage
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95076
  • CSN, INFLUÊNCIAS E CONFLITOS: O CASO DO BAIRRO VOLTA GRANDE IV, VOLTA REDONDA-RJ

    Anderson Almeida da Silva, Ciro Marques Reis
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95080
  • O BRASIL E O BRICS: UMA ATUALIZAÇÃO SOB O VIÉS DA GEOGRAFIA ECONÔMICA

    Luiz Claudio Januzzi Rocco Júnior, Ciro Marques Reis
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95084
  • O USO DE OBRAS FICTÍCIAS E APLICAÇÃO DE JOGO PARA A DESMISTIFICAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO SOBRE TUBARÕES

    Jowana Carvalho de Lima, Mariana Muguet Julio
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95091
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E OS JARDINS SENSORIAIS Uma Experiência em Instituição de Ensino em Nova Friburgo/RJ

    Clarisse Tolledo Lugon, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95093
  • MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS (2019-2024): IMPACTOS SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA

    Janderson Nascimento de Morais, Taíza da Silva Gama
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95095
  • A COMPOSTAGEM COMO TEMA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO BÁSICO Proposta de um Guia Prático para o Professor

    Renata de Fátima Vieira da Costa Nery, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95096
  • ENSINO DE BIOLOGIA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

    Valdirene da Silva Ramos, Ingrid Carla Aldicéia Oliveira do Nascimento, Clayton Tôrres Felizardo
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95098
  • DE(S)COLONIZANDO SABERES: Desembarcando Da Educação Tradicional Rumo A Uma Educação Pela Tradição Da Pesca Artesanal, Em Maretórios Fluminenses

    Vittória Speranza Campos, Michelle Passos Araujo
    DOI: https://doi.org/10.12957/aproximando.2025.95099
Ver Todas as Edições