Sobre a Revista
*/ Texto modelo, exemplo */
Foco e Escopo
A Revista Aproximando tem por objetivo registrar e divulgar práticas e reflexões vivenciadas pelas graduações presenciais e a distância da UERJ e, dessa forma, tornar públicas as ações executadas por seus alunos, aproximando a comunidade interna de suas distintas experiências acadêmicas.
Para tal, está aberta à divulgação das atividades de ensino desenvolvidas pelos Projetos Especiais vinculados a Pró Reitoria de Graduação como PIBID, PRODOCÊNCIA e PET, bem como as demais produções vinculadas ao ensino presencial e a distância; além de incentivar reflexões que tenham como eixo ações e políticas para a inovação da graduação.
Processo de Avaliação pelos Pares
1. O corpo editorial selecionará os trabalhos que atendem os critérios da Revista e que serão encaminhados para avaliação.
2. A avaliação será realizada por consultores ad-hoc, profissionais reconhecidos pelo conhecimento na área.
3. No processo de avaliação serão observados: relevância e prioridade do tema, consistência, originalidade, atualidade de informação e atendimento de normas éticas e linguísticas.
4. Os pareceres dos avaliadores indicarão para o corpo editorial a classificação do trabalho como: aprovado, aprovado com restrições e rejeitado.
5. Em caso de pareceres divergentes um terceiro avaliador será consultado.
6. Trabalhos aprovados com modificações serão encaminhados ao autor com as recomendações dos avaliadores ad-hoc, e terão o prazo de 10 dias para atender as sugestões propostas ou justificar a manutenção do texto original.
7. O texto modificado deverá retornar à Revista acompanhado de uma carta descritiva sobre o atendimento às solicitações. Essa resposta será enviada aos consultores para a emissão de novo parecer.
8. Trabalho rejeitado será informado ao autor, através de email do Editor, notificando a decisão com suas devidas justificativas.
9. A decisão final quanto à publicação dos trabalhos cabe ao corpo editorial da revista.
10. O corpo editorial se reserva o direito de sugerir alterações nos trabalhos aceitos bem como, eventualmente, decidir sobre casos especiais.
Periodicidade
A Revista Aproximando tem periodicidade semestral.
Política de Acesso Livre
A Revista Aproximando oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Protocolo de interoperabilidade
A revista utiliza Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH), que em português significa protocolo para coleta de metadados, através do Open Journal System (OJS), o protocolo foi elaborado pela Open Archives Initiative. É um mecanismo que permite a coleta dos metadados dos textos publicados na revista, possibilitando a interoperabilidade de informações em sistemas de publicações, repositórios e bases de dados. Interface OAI disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/aproximando/oai
Arquivamento
Este periódico usa o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em http://lockss.org.
Institucional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Reitora: Gulnar Azevedo e Silva
Vice-reitor: Bruno Rêgo Deusdará Rodrigues
Pró-reitor de Graduação - PR1: Antônio Soares
Apresentação
APROXIMANDO...
O mundo moderno, com todo o avanço tecnológico, nos impõe um distanciamento entre as pessoas. Cada um “fala” só com os seus botões. O coletivo, pouco a pouco, vai se perdendo nesse emaranhado de toques, de botões, de máquinas cada vez mais sofisticadas. As ações são muito mais solitárias do que solidárias. Por quais caminhos vem se perdendo a troca de saberes, de fazeres, de ações compartilhadas ?
O ensino à distância hoje em nossa UERJ, contando com a parceria bastante produtiva de Consórcio CEDERJ, é uma realidade, um caminho sem volta. Oferecemos três cursos – Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Geografia; além de oferecermos as disciplinas pedagógicas para todos os estudantes das universidades consorciadas (universidades públicas com sede no Estado do Rio de Janeiro).
A EaD possibilitou à UERJ estar presente em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. São quatro polos de ensino semipresenciais oferecendo Ciências Biológicas (Magé, Resende, Nova Friburgo e Paracambi); seis oferecendo Geografia (Três Rios, Natividade, Niterói, Barra do Piraí, Rio de Janeiro – Campo Grande e Nova Friburgo) e doze oferecendo Pedagogia (Rio de Janeiro - Rocinha e Maracanã, Angra dos Reis, Belford Roxo, Resende, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Magé, Paracambi, Itaguaí, Petrópolis, São Pedro da Aldeia). Dessa forma a UERJ vai deixando de ser basicamente uma universidade da cidade do Rio de Janeiro para se transformar em uma universidade do Estado do Rio de Janeiro.
A APROXIMANDO surge justamente objetivando a troca de experiências, de fazeres e de saberes. Queremos e precisamos efetivar um diálogo permanente com os nossos leitores em potencial. Assim estaremos transformando o ensino à distância no ensino da aproximação.
Nesse espaço discutiremos também a Educação na UERJ no seu sentido maior. Os novos caminhos e as novas caminhadas possíveis.
Enquanto estamos vivos fazendo educação com seriedade e compromisso,
(...) há que se ter paciência dos caramujos visitando veredas e várzeas sem se ferir: vagar sem pressa, polindo com prata e alma o percurso. Sem se desviar do acaso, vestido de espiral e compasso, passear desejo em fio e luz, serenamente. Estar assim, sem perdas e heranças. Ser sem volta. (Bartolomeu Campos Queiroz)
Assim, convido você a ser nosso interlocutor, parceiro de caminhos e caminhadas.
Rio de Janeiro, 12 de maio de 2015.
Leila Medeiros de Menezes
Financiamento e apoio
Descrever as fontes de financiamento (Faperj, CNPq, institucional ou outros órgãos de fomento).
Indexadores
Listar, quando houver, as bases de dados o qual a revista esta indexada.