GORDINHA DA SILVA: ANÁLISE DISCURSIVA ACERCA DO CORPO FEMININO CONSIDERADO GORDO NO UNIVERSO DOS BLOGS

Autores

  • Silvana da Silveira Campos Instituto de Nutrição da UERJ
  • Francisco Romão Ferreira Instituto de Nutrição da UERJ
  • Cristiane Marques Seixas Instituto de Nutrição da UERJ
  • Larissa Escarce Bento Wollz Centro Universitário Augusto Motta

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22472

Palavras-chave:

- Corpo, Obesidade, estigma social, blogs, peso corporal, saúde.

Resumo

Na nossa sociedade, o corpo feminino é extremamente cobrado para uma adesão à norma médica e ao padrão socialmente estabelecido de juventude e beleza O objetivo deste artigo foi, a partir de um olhar das ciências humanas e da saúde, discutir sobre os sentidos do corpo gordo na sociedade contemporânea.  Como objeto de estudo foram utilizando discursos de blogs de pessoas que se dizem gordas.

O interesse pelo tema gordura surgiu da pratica como nutricionista em consultório particular e na equipe de Tratamento de Transtornos Alimentares e Obesidade. Neste período, foi possível observar uma busca compulsiva por um corpo idealizado que não deveria ser gordo. Fora do ambiente profissional, indo para o universo virtual, a análise do discurso em postagens de blogs abertos ao público mostrou que a problemática do corpo gordo atual vai além da necessidade de perder gordura ou diminuir o peso. O discurso dos blogs expressa também a busca por um corpo específico, modelado e que atenda aos interesses de um mercado, um corpo estilizado e midiático.

A ordem do momento nos discursos é utilizar os variados artifícios que o mercado da saúde, da estética e da tecnologia disponibiliza: aplicativo móvel (app) para dieta e exercício; cirurgias de redução de estômago (gastroplicatura, gastroplastia); silicones para hipertrofia dos músculos. Os discursos também expressam certo imediatismo, a transformação dos corpos tidos como gordos deve ser urgente e irreflexiva. O corpo gordo que não se transforma é significado nos blogs como algo estagnado e obsoleto.

Biografia do Autor

Silvana da Silveira Campos, Instituto de Nutrição da UERJ

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Instituto de Nutrição da UERJ

 

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Campos, S. da S., Ferreira, F. R., Seixas, C. M., & Wollz, L. E. B. (2016). GORDINHA DA SILVA: ANÁLISE DISCURSIVA ACERCA DO CORPO FEMININO CONSIDERADO GORDO NO UNIVERSO DOS BLOGS. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 11(3), 629–642. https://doi.org/10.12957/demetra.2016.22472