n. 31 (2024): Memória, Histórias de Vida e Ensino de História

Projeto realizado para a disciplina Vivências de Extensão - Projeto Experimental I - Ações da Cultura criativa voltadas para a Extensão. Curso de Cinema e Audiovisual, 3° Período/2023, Univille, Joinville/Santa Catarina. Arte finalizada por Jorge Felipe Henríquez Chamorro para o XIV ENPEH.

Este dossiê pretende reunir reflexões e investigações que versam sobre memória, histórias de vida e Ensino de História. O objetivo é mobilizar pesquisadoras/es que desenvolvem pesquisas a partir dessa triangulação para observar: memórias docentes, constituição de fontes, histórias de professores marcantes, lembranças, esquecimentos, ressentimentos, questões socialmente vivas, injustiça epistêmica, questões do tempo presente, práticas científicas e políticas dos professores/as de História, narrativas sobre a (re)criação ou ampliação dos campos dos conhecimentos/saberes/fazeres, a construção do Ensino de História enquanto campo epistemológico e disciplinar.

Publicado: 2024-12-12

Expediente

Apresentação

  • MEMÓRIA, HISTÓRIAS DE VIDA E ENSINO DE HISTÓRIA

    Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley, Raquel Venera
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88509

Artigos livres

  • O MYTHOS E A IMAGINAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIMENTANDO SENTIDOS

    Paulo Rogério Melo de Oliveira, Yomara Oliveira, Marciano Kraemer
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2024.88383
  • A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NOS CURSOS DE DIREITO E MEDICINA DA UFAM, 2019 – 2020

    Fábio Souza Correa Lima, Fernanda Cavalcante Gama
    DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2024.81648