“CARTAS DE INTENÇÕES” DE INGRESSANTES NO PROFHISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DE VIDA, ENSINO E PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.12957/transversos.2024.86179Resumo
O texto apresenta uma experiência desenvolvida desde o ano de 2022 no ProfHistória da Universidade Federal de Goiás, no componente curricular História do Ensino de História. Os docentes propõem que os mestrandos, ao ingressarem no curso, entreguem uma carta de intenções narrando sobre as suas experiências pessoais e profissionais e indicando as expectativas que têm em relação ao curso. Analisam-se essas cartas na perspetiva das histórias de vida e da formação docente, utilizando referenciais como Goodson (2029), Bragança (2012), Tardif (2014) e Nóvoa (1992). Finaliza-se pensando sobre as potencialidades desta proposta para um processo formativo que construa sentidos e valorize as subjetividades individuais no âmbito do programa de mestrado profissional, sem perder de vista a dimensão coletiva que o legitima.
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