“CARTAS DE INTENÇÕES” DE INGRESSANTES NO PROFHISTÓRIA: RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DE VIDA, ENSINO E PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2024.86179

Resumo

O texto apresenta uma experiência desenvolvida desde o ano de 2022 no ProfHistória da Universidade Federal de Goiás, no componente curricular História do Ensino de História. Os docentes propõem que os mestrandos, ao ingressarem no curso, entreguem uma carta de intenções narrando sobre as suas experiências pessoais e profissionais e indicando as expectativas que têm em relação ao curso. Analisam-se essas cartas na perspetiva das histórias de vida e da formação docente, utilizando referenciais como Goodson (2029), Bragança (2012), Tardif (2014) e Nóvoa (1992). Finaliza-se pensando sobre as potencialidades desta proposta para um processo formativo que construa sentidos e valorize as subjetividades individuais no âmbito do programa de mestrado profissional, sem perder de vista a dimensão coletiva que o legitima.

Biografia do Autor

Cristiano Nicolini, UFG

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), na Linha de Pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho, com período de Doutorado Sanduíche na Universidade do Porto, Portugal (2018-2019). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013), Especialização em História do Brasil - Novas Perspectivas em Ensino e Pesquisa, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Professor de Estágio Supervisionado e Didática da História na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH UFG) e do PROFHistória UFG.. Tem experiência nas áreas de História e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas, identidade regional, História Regional, Educação Histórica, História e Memória. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-2033-2910

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Publicado

2024-12-12