A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DE HETEROIDENTIFICAÇÃO NOS CURSOS DE DIREITO E MEDICINA DA UFAM, 2019 – 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2024.81648

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar o papel das Ações Afirmativas (AAs) e o contexto de instalação da Comissão de Heteroidentificação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mais especificamente, nos cursos de Direito e Medicina entre os anos de 2019 e 2020. Com uma natureza descritiva e um procedimento exploratório no desenvolvimento da pesquisa, nos apoiamos em uma abordagem crítica no contato com denúncias de fraudes  por meio de jornais e de redes sociais no período em tela. Por esse caminho, destacamos os eventos relacionados a promoção das políticas públicas de atendimento às cotas raciais e buscamos contribuir para a garantia de adequada aplicação da lei n.º 12.711/12 na universidade.

Biografia do Autor

Fábio Souza Correa Lima, UFAM/ Docente

Atua como professor de História da Educação do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Amazonas. Foi professor do Instituto de Educação Carmela Dutra por dez anos, onde lecionou História e Filosofia da Educação. Foi professor Substituto da Faculdade de Educação da UFRJ, onde lecionou as disciplinas de Educação Brasileira, Prática em Política Administração Educacional e Planejamento e Avaliação dos Sistemas Educacionais. Mestre e Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ, seguindo a na linha de pesquisa História, Sujeitos e Processos Educacionais. Pós-graduado em Políticas Públicas em Espaços Escolares pela CESPEB/ UFRJ. Tem por base as suas graduações em História pela Universidade Federal Fluminense (Licenciatura e Bacharelado) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de janeiro (Licenciatura e Bacharelado). Autor de livros que relacionam a realidade do Rio de Janeiro ao Ensino. Pesquisador ligado ao Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade - PROEDES. Tem experiência na pesquisa e no ensino de Filosofia da Educação, História da Educação, Sociologia da Educação, Educação Brasileira, Administração e gestão Educacional. 

Fernanda Cavalcante Gama, UFAM

Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas (2021), onde tem participação ativa em eventos e extensões com o intuito de desenvolver as aprendizagens com base no tripé ensino-pesquisa-extensão. Estagiou na rede municipal de ensino público de Manaus, no centro de educação La Salle e no Colégio Santa Doroteia. Atualmente está vinculada à Linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional da Faculdade de Educação, onde é Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE (UFAM). Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica Regional do Programa Prosseguir em Manaus.

 

Downloads

Publicado

2024-12-12